Aulas Inaugurais dos novos cursos em Parnaíba

28/10/2006 15:04

A cidade de Parnaíba, 345 km de Teresina, comemora mais uma grande vitória no universo do Ensino Superior no litoral piauiense. O Campus Ministro Reis Veloso (CMRV), da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Parnaíba, recebeu no dia 26 de outubro, os novos 150 estudantes dos Cursos de Bacharelado em Engenharia de Pesca, Bacharelado em Turismo e Licenciatura em Biologia.

A Aula Inaugural de Engenharia de Pesca foi a primeira a ser realizada no campus parnaibano da UFPI. O diretor do CMRV proferiu uma breve palestra sobre a importância da Universidade Federal do Piauí para o desenvolvimento da região e do Estado, ressaltando os esforços pessoais do Prof. Dr. Luís de Souza Santos Junior, Reitor da UFPI, na concretização de um antigo anseio da universidade em Parnaíba: a ampliação da quantidade de graduações ofertadas à população local.

Prof. Baluz, como é mais conhecido, explicitou, por diversas vezes, o papel do estudante universitário no desenvolvimento de uma região, tornado-se ao sair das ?paredes? da instituição, um multiplicador dos conhecimentos adquiridos ao longo dos anos de vida acadêmica. A professora Maria Helena Cortez falou aos presentes à aula inaugural sobre todo o processo de desenvolvimento que se desencadeará depois da chegada dos novos cursos da Universidade Federal do Piauí no Estado, e principalmente, no Campus Ministro Reis Veloso. ?A UFPI é, e sempre foi, a principal alavanca do desenvolvimento do nosso Estado, e na nossa cidade não é diferente.

A UFPI investirá R$ 10 milhões até o final do ano e outros R$ 10 milhões em 2007 nas unidades de Picos, Parnaíba e na criação do Campus Professora Cinobilina Elva, na cidade de Bom Jesus. Em 2007, mais quatro novos cursos farão parte do CMRV (Biomedicina, Fisioterapia, Psicologia e Licenciatura em Matemática), e se unirão aos já existentes no em Parnaíba, totalizando 11 graduações. A criação dos novos cursos resultará em um acréscimo de 700 vagas anuais. Apesar dos cursos de Biologia, Engenharia de Pesca e Turismo terem disponibilizado 50 vagas no Vestibular Especial de 2006, realizado em julho deste ano, à partir de 2007 todos estas graduações ofertarão 100 vagas anualmente, incluindo Biomedicina, Fisioterapia, Psicologia e Licenciatura em Matemática.  A ampliação da quantidade decursos e a construção dos novos blocos fazem parte do plano de expansão das universidades federais pelo Governo Federal.

Matéria feita pelo colaborador Ribamar Aragão
Estudante do Curso de Ciências Econômicas do Campus Ministro Reis Veloso