Reitor mobiliza apoio para FM Educativa da UFPI

28/10/2006 12:03

O Reitor Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior garante que a concessão do canal da Rádio FM Educativa para a UFPI está aguardando apenas o parecer jurídico do Ministério das Comunicações. O processo segue tramitando normalmente e conta com o apoio do Governador Wellington Dias que considera a Rádio Universitária um projeto estratégico e de interesse do Estado do Piauí.

O  Governador e o Reitor estiveram em Brasília reunidos com o Ministro das Comunicações, Hélio Costa, onde trataram do assunto. ?Nós temos a garantia do Ministro de que, cumpridas as formalidades, a concessão será de pronto outorgada?, informou o Reitor.

A reivindicação de uma rádio universitária é antiga, vem desde a  criação do curso de Comunicação Social e até meados de 2005, porém nenhum projeto havia sido encaminhado ao Governo Federal solicitando a concessão, embora o Departamento de Jornalismo da UFPI houvesse, reiteradas vezes, solicitado o empenho da Administração Superior.

Em  abril de 2005 o Reitor Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior, ao tomar conhecimento destes fatos, tomou a iniciativa de ir ao Ministério das Comunicações e pleitear a Concessão da Rádio para a UFPI. Com a conclusão do projeto técnico e o conseqüente apoio político do governador Wellington Dias e outorga da concessão do canal pelo Ministério das Comunicações, a UFPI estará  pronta para colocar no ar a emissora de rádio em FM no canal 244E, classe B1, na freqüência 96,7 mHz.

Reitor da UFPI, Ministro das Comunicações e Governador do Piauí