UFPI e OAB juntas para levar cidadania à população

25/10/2006 21:54
O reitor da Universidade Federal do Piauí, professor Luiz de Sousa Santos Júnior, reuniu-se com os participantes da chapa candidata à direção da OAB no Piauí (Muda OAB), nesta quarta, às 20h, no gabinete da reitoria. Na reunião, os participantes discutiram possíveis parcerias entre a Universidade e a Ordem dos Advogados do Brasil, caso a chapa seja eleita.

O presidente da chapa, Norberto Campelo, e o secretário geral, Nelson Nunes, revelaram a intenção de a UFPI e a OAB desenvolverem um amplo trabalho social no Piauí. ?A UFPI, sendo uma instituição de fomento a projetos sociais e extensão, seria uma importante parceira no trabalho de levar a cidadania à população? ? afirma Nelson Nunes. Ele fala que a chapa quer reativar e ampliar o ?Projeto Cidadania Viva?, um trabalho de divulgação e conscientização dos direitos das pessoas, através dos projetos da UFPI, como o PTIA ? Programa da Terceira Idade Ativa.

Norberto Campelo e o reitor da UFPI discutiram as dificuldades que o campo de advocacia vem enfrentando a níveis nacional e local. Segundo Norberto, os cursos de bacharelado em direito não preparam o egresso para advogar, um dos fatores que levam ao baixo desempenho no exame da Ordem. O professor Júnior fala que a UFPI sempre busca novos convênios com as instituições, como o Tribunal Regional Federal, para que seus alunos pratiquem o estágio e assim possam ter um primeiro contato com a prática de advocacia. ?Nós temos toda a intenção de ajudar os nossos alunos e este mercado de trabalho aqui no Piauí?, relata prof. Júnior.

A proposta da chapa vai mais além. Eles querem, junto às mudanças no currículo e à criação de um mestrado, ativar a Escola Superior de Advocacia no estado para ajudar na resolução deste problema. Para Norberto, os alunos de Direito são bem preparados, mas ainda precisam aprender a prática. ?Nossos alunos saem do curso sem saber advogar, as faculdades no Brasil em geral não ensinam o fazer advocacia. Com a bagagem teórica que já têm, eles com certeza formarão uma ótima equipe para atuar no estado?.

Joseli Magalhães, que também faz parte do movimento ? MUDA OAB ? como importante apoiador, sendo inclusive professor da UFPI, estave presente na reunião e foi convidado foi convidado pelo Reitor para lançar seu livro na Universidade (Da Recodificação do Direito Civil Brasileiro).

O reitor da UFPI considerou os pontos discutidos e se dispôs a formar parcerias. Norberto e Nelson Nunes prometeram uma grande mudança na OAB, como aconteceu na UFPI nestes dois anos de administração do professor Júnior. ?Nós queremos revolucionar a Ordem dos Advogados do Brasil como a UFPI revolucionou o Piauí nestes últimos dois anos. Com a ajuda da Universidade Federal do Piauí vamos poder tirar do papel o discurso jurídico e levar na prática cidadania para a população? ? conclui Norberto Campelo, presidente da chapa Muda OAB.

Iane Carolina