UFPI promove seminário sobre ações contra desperdícios

16/10/2006 13:42

Aconteceu nesta manhã de segunda-feira (16/10), no salão nobre da reitoria, a abertura do seminário ?Programa 8S ? O Combate aos Desperdícios na UFPI como Fator de Desenvolvimento Social Local?. O evento foi idealizado pelo reitor e teve a coordenação do professor Francisco Filho. O seminário tem como finalidade sensibilizar a comunidade docente e discente quanto ao combate de desperdícios na universidade. Estavam presentes na ocasião, o reitor da UFPI, professor Luiz de Souza Júnior, pró-reitores, professores e servidores da universidade, além de convidados de outras instituições como a Cepisa, Agespisa e Embrapa.

O Programa 8S foi baseado na metodologia original dos Cinco Sensos (5S) proposta no Japão, em 1950, pela equipe do Professor Kaoru Ishikawa. Hoje, o programa apresenta três novos Sensos característicos das necessidades brasileiras. São eles: Determinação, Comprometimento da alta Administração e União de todos (Shikari Yaro), Educação do cidadão, Qualificação do profissional e Treinamento do funcionário (Shido) e Economia e Combate aos desperdícios, realizados por todos (Setsuyaku).

O seminário teve a abertura com a palestra do professor Dr. José Abrantes,  da Universidade do Estadual do Rio de Janeiro  e autor do livro ?Programa 8s?, que apresenta um completo e detalhado programa para aumento da rentabilidade de empresas e instituições. Também ministraram palestras sobre desperdício o engenheiro eletricista, Joselito Félix, da Cepisa, o geógrafo da Agespisa, Kléberson Martins, e a pesquisadora da Embrapa, Sandra Maria de Souza. Cada falando no campo de sua especialidade, comentado sobre o panorama brasileiro e dando dicas de como a UFPI pode vir a economizar com ações contra o desperdício.

Ao final, o reitor Luiz Júnior agradeceu a participação dos palestrantes e falou das medidas que estão sendo tomadas pela administração na luta contra o desperdício. ?Já fizemos uma campanha contra o desperdício do RU, que foi muito bem sucedida, e agora iremos enfatizar a questão dos gastos com energia elétrica, que é um grande problema em todas as universidades federais do Brasil?, declarou o reitor.

Entre as ações já tomadas com relação ao desperdício, o reitor citou a troca de lâmpadas por outras mais econômicas, e de melhor qualidade, bem como a troca da fiação elétrica para uma melhor distribuição de energia. Na ocasião, ele anunciou também o lançamento de uma campanha de preservação do acervo da Biblioteca Comunitária no início do primeiro período letivo de 2007.

Professor José Abrantes durante palestra de abertura do seminário

Dario Mesquita