UFPI leva tecnologia agrícola para o interior

11/10/2006 11:19

gilbues_cima.jpgAlunos do Curso de Mestrado em Agronomia da Universidade Federal do Piauí, realizaram, de 02 a 06 de outubro, visitas de campo nos municípios piauienses de Gilbués e Bom Jesus com o objetivo de avaliar e incrementar as técnicas agrícolas utilizadas por produtores locais. As visitas foram promovidas pelos Professores Doutores Adeodato Salviano e José Walmar Setubal, que ministram as disciplinas Manejo e Conservação de Solos e Produção e Tecnologia em Sementes, respectivamente, no referido curso de Pós-Graduação.

A viagem foi dividida em duas partes. Em Gilbués, foram visitar os projetos, usados como laboratório para se controlar os efeitos da desertificação, implantados pelo convênio Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais- SEMAR/Fundação Agente/UFPI: 1) NUPERADE que desenvolve pesquisa de controle de erosão e recuperação de áreas degradadas, utilizando práticas mecânicas, vegetativas e edáficas e 2) Implantação de Programa de Microbacia Hidrográficas do Riacho Sucuruiú, que tem por objetivo fazer o Diagnóstico da Microbacia, desenvolver um programa de Educação Ambiental e ao mesmo tempo um programa de Extensão Rural, onde foram instalados 16 Unidades Demonstrativas de Tecnologias. Aproveitando a oportunidade, foram realizadas coletas de amostras de solos visando estudar os processos de degradação do solo. O Material coletado será avaliado sob os aspectos química, física e microbiológica em laboratório da UFPI.

Já em Bom Jesus, a tipologia estudada foi o cerrado piauiense. A Serra do Quilombo e os produtores foram os focos explorados. Os costumes de produção, através de discussões sobre os sistemas de manejos de solo, foram analisados e os produtores receberam dicas para se otimizar tanto a produção quanto os espaços utilizados na agricultura. Também se trabalhou a forma de produção de grãos e o beneficiamento de sementes. Amostras dos solos, também foram coletadas para análises químicas, físicas e microbiológicas em diferentes sistemas de manejo em laboratórios da UFPI.

Para o Professor Doutor Adeodato Salviano, um dos organizadores da viagem, este tipo de dinâmica vem para oferecer a vivência com a tecnologia agrícola do Piauí e somar para a boa utilização de nossos recursos naturais. "Os estudos iniciados no interior vão contribuir positivamente para o aprendizado dos estudantes de Pós-Graduação sobre a realidade regional, como para alavancar a pesquisa agrícola no estado". Esse tipo de visita também conta tanto para medir as tecnologias aplicadas como para gabaritar na sugestão de modificações mais realistas para os produtores.

Esta foi a primeira visita incentivada por professores do curso de Mestrado na região. Ao total, 8 alunos participaram das visitas e teve a participação do Professor Doutor Francesco Orsini, da Universidade de Nápole, Itália.

Por Lívio Galeno