NESP elabora projeto de humanização e ressocialização

05/10/2006 14:42

O Núcleo de Estudos em Saúde Pública ? NESP/UFPI em parceria com o Ministério da Saúde, Ministério da Justiça e a Universidade Federal do Paraná, estão elaborando projeto de ressocialização de internos de unidades presidenciais do Estado. O projeto foi debatido nessa quarta-feira (04) em reunião que contou com a presença dos membros do NESP; o Diretor de Humanização e Reintegração Social da Secretaria de Justiça, Vinícius Oliveira; a Coordenadora do curso THD, Lis Monteiro; o Diretor do CAFS/ Floriano, Gilmar Pereira e os Professores Zita de Castro e David Celinsk, ambos da Universidade Federal do Paraná.

O projeto tem por objetivo levar aos internos das unidades presidenciais do Estado ensino e capacitação na área de saúde bucal para a confecção de próteses dentárias. Os detentos aprenderão a fazer próteses e serão matriculados no campus universitário da localidade do presídio, para ao final do curso receber um certificado com o respaldo da UFPI. Dessa forma, os internos ao sairem da unidade, teriam maior facilidade de ressocialização e inserção no mercado de trabalho.

Os laboratórios serão instalados dentro das unidades presidenciais e serão financiados pelo Ministério da Saúde. O projeto também tem o apoio do Ministério da Justiça e da Secretaria de Justiça do Estado. O Diretor de Humanização e Reintegração Social da Secretaria de Justiça, Vinícius Oliveira presente durante elaboração do projeto, comentou sobre a importância do projeto e sobre as atividades de reinserção que já vêm sendo desenvolvidas nos presídios do Estado.

Segundo a Professora de THD da Universidade Federal do Paraná, Zita de Castro, já foram feitas algumas experiências em Curitiba com o mesmo modelo do projeto que está sendo desenvolvido, no entanto as atividades e cursos oferecidos não eram feitos como política pública. De acordo com a Professora, o Piauí vai sair na frente, pois no país ainda não há um projeto desse nível sendo realizado como política pública.

nespreuniao.jpg

Por Aline Medeiros