UFPI aprova projeto junto ao MEC

28/09/2006 16:35

A Universidade Federal do Piauí aprovou um projeto, no Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência), que permitirá a avaliação do curso de Física Noturno do CCN/UFPI. O projeto, feito pela professora Ms. Hilda Mara Lopes Araújo ? coordenadora de Apoio e Assessoramento Pedagógico (CAAP/ PREG), professor doutor Edwar Castelo Branco ? tutor do PET, Professora Ms. Socorro Leal (CC/ PREG), coordenadora de currículo, professor doutor Francisco Vieira, coordenador do curso de Ciência da Computação e a professora doutora Bárbara Macedo Mendes, conseguiram recursos da ordem de 70 mil reais.

Intervenção nas Condições de Funcionamento do Curso de Licenciatura Plena em Física da UFPI, com vistas à Flexibilização do seu Projeto Pedagógico. Esse é o nome do projeto criado pelos professores a partir de problemas constatados no curso noturno de Física, como: alta evasão, vagas ociosas e a baixa procura pelo curso. Segundo a professora Hilda Mara, o projeto prevê uma pesquisa aprofundada do curso através de questionários sócio-econômicos dos alunos, quadro comparativo de desempenho acadêmico com o curso diurno, entre outros, que possibilitarão apontar soluções para os problemas existentes. ?A partir das análises e estudos que iremos realizar é que definiremos as ferramentas necessárias para o estudo? ? afirma.

Baseados nos resultados, os organizadores promoverão cursos de capacitação para os docentes e definirão as mudanças que devem acontecer, para que o curso tenha um melhor aproveitamento e, conseqüentemente, os alunos tenham um melhor rendimento. ?A avaliação poderá nortear políticas acadêmicas que melhorem a qualidade do curso. É inegável que estas ações que serão promovidas mudarão por completo o cenário do curso noturno de Física? ? relata.

Para a professora Hilda Mara, a maior vantagem desse projeto é que ele servirá de parâmetro para outras avaliações e para outros cursos. Cursos da Universidade Federal do Piauí ou outras instituições de educação superior poderão utilizar a pesquisa como base para melhorar o rendimento acadêmico dos alunos e a qualidade dos cursos. Para isso, ela garante que o projeto terá o melhor daquilo que cada um pode dar. ?Vamos trabalhar incansavelmente para que esse projeto seja referência, não somente no âmbito da UFPI, mas também para outras instituições ou cursos que vivenciam situações semelhantes? ? declara. Na próxima segunda (2) a equipe fará a primeira reunião para definir as tarefas.

Iane Carolina