UFPI elabora projeto de graduação para assentados

28/09/2006 10:50

A Universidade Federal do Piauí, através do Centro de Ciências da Educação, elaborou um projeto para curso de Graduação em Arte-Educação, com objetivo de formar professores que possam trabalhar nas escolas e projetos educacionais de assentamentos rurais no Piauí. O projeto é uma parceria da UFPI com o Programa de Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e do Movimento Sem Terra (MST). Os idealizadores e a administração superior se reuniram nesta quarta (27), no salão nobre da reitoria, para apresentar o projeto e articular parcerias.

O projeto consiste em realizar dois cursos: Música e Artes Plásticas, com 30 vagas cada. As habilitações darão aos alunos suporte teórico-prático para trabalhar a cultura de forma a entender as várias linguagens das artes, os aspectos do patrimônio histórico-artístico-cultural, compreendendo a realidade política, social e econômica da sociedade brasileira, com ênfase na questão agrária e na necessidade de um desenvolvimento sustentável.

O reitor da UFPI, professor Luiz de Sousa Santos Júnior, distribuiu exemplares da revista temática da Universidade que relata todas as atividades de inclusão social que a instituição organiza, a exemplo do projeto Música Para Todos, Alfabetização Solidária, entre outros. Na oportunidade, o reitor sugeriu que UESPI e CEFET também fossem parceiros, e assim, tornar o projeto ainda mais viável. ?Como vocês podem ver na revista, a inclusão social faz parte da nossa administração e nós temos todo o interesse em participar e formar parcerias em projetos como esse? ? afirma.

Iane Carolina