Reitor da UFPI empossa mais 22 professores

27/09/2006 16:00

Parnaíba, Picos, Bom Jesus e Teresina. Estes são os campi da Universidade Federal do Piauí que receberão os 22 novos professores empossados na tarde desta terça (26). A solenidade aconteceu no salão nobre da reitoria, às 17h, presidida pelo professor doutor Luiz de Sousa Santos Júnior, reitor da Instituição.

Luiz Alfredo Nunes, que ocupará o cargo de professor de Agronomia no campus de Picos, disse estar bastante satisfeito em poder trabalhar numa das Universidades mais reconhecidas do país. ?Sou piauiense e estava fora há 15 anos. Estou feliz de estar voltando ao estado como professor de uma universidade mestre em competência? ? declara.

A pedagoga Gilvana Pessoa, professora do campus de Picos, falou que há uma grande expectativa em fazer um excelente trabalho. Segundo ela, a intenção é promover a interação com a comunidade e estar sempre ouvindo e estimulando os estudantes. ?Estou ansiosa para começar a ministrar as aulas. Quero fazer um trabalho de qualidade junto com meus alunos e a população? ? afirma Gilvana.

Rosângela Sousa ? professora de Sociologia em Picos reafirma uma das maiores bandeiras do reitor. Ela disse que a pesquisa e a produção científica devem andar juntas com a atividade em sala de aula, pois é ela quem pode fornecer a atualização de conteúdos a serem ministrados. ?A pesquisa não pode estar dissociada da atividade docente, é ela que permite a construção constante do conhecimento? ? relata.

Marco Antonio Diodato, de nacionalidade argentina e professor do curso de Engenharia Florestal, no campus de Bom Jesus, disse que essa nova contratação de professores mudará o cenário estadual, em sua cultura e economia. Ele diz ainda que a universidade tem um importante papel no desenvolvimento do Piauí e a vinda de professores de diferentes localidades é uma importante fonte de trocas. ?Os novos cursos vão dar uma inserção de dinamismo na cultura local. A troca de informações de todos estes professores que estão vindo de fora será muito salutar para o desenvolvimento do Piauí? ? afirma Marco Antonio Diodato.

Luiz Santos Júnior reforçou a idéia de que a educação é a peça fundamental para o desenvolvimento sustentável no estado. Para ele, a Universidade deve expandir mais cursos e os professores devem pesquisar cada vez mais. Assim, UFPI e corpo docente poderão conseguir mais recursos e melhorar a educação no estado. ?Todos nós fazemos a UFPI. Só com mais pesquisa e mais extensão, é que poderemos obteremos os recursos necessários para ter um ensino de mais qualidade? ? conclui Júnior.

Iane Carolina