UFPI abre vagas para Mestrado em Meio Ambiente

26/09/2006 09:56

A Universidade Federal do Piauí, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, torna público a abertura das inscrições para o processo seletivo do Curso de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Turma 2007/2009). O público alvo são graduados ou profissionais portadores de diploma de cursos de graduação plena em qualquer área do conhecimento, ou que tenham afinidade de interesse com a temática.

Serão incentivadas basicamente duas áreas de pesquisa: Biodiversidade e Utilização Sustentável dos Recursos Naturais e Políticas de Desenvolvimento e Meio Ambiente. Ao todo serão oferecidas 20 vagas para o referido curso e o preenchimento de tais será condicionado ao número de pesquisas apresentadas por cada orientador em cada linha de pesquisa.

Para se inscrever o candidato deve encaminhar-se para a secretaria do Núcleo de Referência em Ciências Ambientais do Trópico Ecotonal do Nordeste (TROPEN) que se localiza na Av. Universitária nº 1310, Teresina-PI , no horário de 8:30 às 11:30 e de 14:30 às 17:30 horas. As inscrições ficarão abertas no período de 28/09/2006 a 27/10/2006.

Será cobrada uma taxa de R$ 100,00 para se instalar o vinculo avaliativo e se exige a apresentação da seguinte documentação: formulário de inscrição devidamente preenchido, no qual o candidato indica a linha de pesquisa, área de orientação e o professor orientador; quatro fotografias 3 x 4 (recentes); cópia do Diploma ou Certificado de Graduação Plena ou Certidão acompanhada de histórico escolar; cópia do Curriculum Vitae comprovado; fotocópia da Carteira de Identidade, do Título de Eleitor e do CPF; Pré-Projeto de pesquisa (duas vias, máximo de dez laudas, páginas impressas em fonte arial, tamanho 12 e espaço 1,5).

A taxa deverá ser depositada na Conta Corrente nº 6.011- 9, Agência nº 3.791-5, Banco do Brasil, Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa , Ensino e Extensão (FADEX). No dia 06/11/2006 serão divulgados os nomes dos candidatos selecionados para participar da seleção final, entretanto, todos os projetos serão analisados e poderão pedir revisão, caso não aprovado, para os exames finais do processo eletivo.

O pré-projeto deve conter: introdução (importância do tema, justificativa e o problema), objetivos, metodologia, resultados esperados e referências bibliográficas. Esse modelo está disponível na Secretaria do TROPEN ou no seu endereço eletrônico.

Informações: (86) 3215.5535/ 3215.5566; mdma@ufpi.br ou pelo edital.

Lívio Galeno