INEAGRO e MBL apresentam beneficiador de babaçu

25/09/2006 11:17

A Incubadora de Empresas do Agronegócio Piauiense - INEAGRO, projeto extensão da UFPI, participará hoje (26) do lançamento do produto de sua incubada Máquinas do Brasil Ltda - MBL, às 9h, na sede da empresa, situada na rua Mazerine Cruz, 2702, no bairro Tâncredo Neves.

A MBL, uma das seis empresas que recebem apoio da UFPI, lançará um complexo eletro-mecânico para o beneficiamento integral do coco babaçu. Nesse processo será produzido madeira prensada a partir da casca do babaçu (a primeira deste tipo no mundo), produção rações e alimentos para consumo humano.

Segundo o coordenador da INEAGRO, professor doutor Miguel Cavalcante, a empresa teve o apoio do projeto de extensão para a concretização da máquina. A nossa fundamentação política é dispor a formação de recursos humanos, infra-estrutura básica de apoio logístico a novas empresas e, principalmente, o apoio técnico-laboratorial, diz.

Ele ainda acrescenta que os maquinários produzidos com apoio da UFPI recebem credibilidade justamente porque são construídos com a ajuda dos pesquisadores da universidade. O projeto acaba agregando valores aos produtos porque eles saem com a logomarca da Universidade, diz Miguel Cavalcante.

INEAGRO

Projeto de extensão vinculado a Pró-Reitoria de Extensão - PREX e reconhecido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPEX, que atua em parceira com o SEBRAE/PI e a EMBRAPA/MN. A INEAGRO apóia empresas de base tecnológica ou empresas dos setores tradicionais da economia com o objetivo de fomentar a criação, bem como o fortalecimento de novos empreendimentos na área do agronegócio, chegando a oferecer espaço físico a empresas recém-criadas.

Informações: 3215-5748 / 3231-0208 ou ineagro.pi@ufpi.br

por João Bem