UFPI prepara vencedores da Olimpíada Ibero-americana

22/09/2006 17:31

Quatro estudantes de 17 anos participaram da Olimpíada Ibero-americana de Química, realizada na cidade de Aveiro - Portugal, de 7 a 15 de Setembro. Os estudantes são os vencedores da Olimpíada Brasileira de Química, que participaram de um curso preparatório realizado pela Universidade Federal do Piauí para concorrerem na Olimpíada Ibero-americana, onde obtiveram primeiro, segundo, quarto e oitavo lugar geral.

O coordenador do curso preparatório, professor doutor da UFPI, José Arimatéia Dantas, também vice-coordenador da Olimpíada Brasileira de Química, explica todo o process pelo qual os estudantes tiveram de passar para chegar até esta olimpíada. Ele fala que primeiramente há uma prova escrita para alunos do Ensino Médio de todo o país, prova a qual, a UFPI elabora e corrige. Desta avaliação, os 30 melhores fazem parte do curso de Aprofundamento em Excelência Química, curso ministrado por professores de pós-graduação (este ano realizado pela UFPI). Destes, entre 10 e 16 estudantes participam de outra prova escrita que selecionará quatro finalistas para participarem da Olimpíada Ibero-americana e a Olimpíada Internacional de Química.

Rafael Césaris Araújo Carvalho, Lucas Meneses Lira, Lucas Pessoa Mineiro Apolônio e Jório Lamino de Moura foram os ganhadores do 1º, 2º, 4º e 8º lugares da Olimpíada Ibero-americana, respectivamente. Para o professor Arimatéia, este resultado reflete o alto nível do corpo docente de química da Universidade Federal do Piauí. ?Essa vitória mostra que a UFPI tem professores competentes e que realizam um trabalho de qualidade? ? afirma.

O professor enfatiza ainda a importância destas competições no Brasil e no mundo. Para ele, as olimpíadas estimulam o gosto pela disciplina e desperta novos talentos, principalmente no Brasil. ?Antes tinha-se o hábito de fazer o curso de química porque não se conseguia passar para outro vestibular. Essas competições despertam as vocações ainda adormecidas em cada estudante. Nossos alunos são muito capazes, se tiverem oportunidade, eles conseguem fazer melhor do que alunos de outros países? ? declara.

Iane Carolina

quimica2.jpg