UFPI lança livro contendo pesquisas de alunos e professores

19/09/2006 11:53

Aconteceu no Salão Nobre da Reitoria, na manhã desta terça-feira, o lançamento de uma coletânea contendo todas as pesquisas apresentadas no XIV Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizado em fevereiro deste ano. O evento contou com a presença de todos os Pró-Reitores, alguns chefes de departamentos e professores promotores de Ciência na UFPI.

"Esta publicação histórica vem para registrar os trabalhos de pesquisas apresentados por nossos alunos de Iniciação Científica. Nossa intenção, com esta realização, é favorecer o ingresso de mais alunos à pesquisa, favorecendo assim, o maior interesses por cursos de Pós-Graduação" afirma a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Acelina Carvalho.

Já para o Reitor da Universidade Federal do Piauí, professor doutor Luiz de Sousa Santos Júnior, este feito nada mais é do que uma conseqüência do trabalho realizado pela equipe da UFPI. "Todos os envolvidos estão de parabéns por esta ação que só vem a contribuir com o reconhecimento e crescimento de nossa Instituição perante a sociedade cientifica. Incentivar a pesquisa, entretanto, não é apenas importante para o crescimento pessoal e intelectual dos envolvidos, mas contribui para aumentar os incentivos recebidos pela Universidade", defende o Reitor.

Aproveitando a oportunidade, o Reitor também garantiu apoio para o crescimento do número de pesquisadores. "Temos por intenção, recuperar e construir novos espaços que servirão de base à produção científica. Entretanto, isso parte de um trabalho contínuo. Mas o primeiro passo já está sendo dado" garante o Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior que também afirma ser uma de suas preocupações básicas, a modernização da rede de computadores e internet, da UFPI.

A Universidade também comemora a previsão de receita destinada à instituição para o ano que vem. Calcula-se que o valor atingirá o dobro do que foi destinado à UFPI este ano, faltando apenas a aprovação do orçamento pelo Congresso Federal. Outro incentivo garantido é a inauguração de uma sala especialmente destinada a videoconferências.

Por Lívio Galeno