UFPI participa de projeto nacional de especialização

19/09/2006 10:00

A Universidade Federal do Piauí está entre as 22 instituições credenciadas pelo Ministério da Justiça a participarem da Rede Nacional de Especialização em Segurança Pública - Renaesp. O projeto oferecerá cursos gratuitos de pós-graduação em segurança pública especialmente para policiais civis e militares, guardas municipais e bombeiros. O projeto tem como objetivo uma qualificação mais humanística para estes profissionais, envolvendo questões como a homofobia, igualdade racial e direitos humanos.

O lançamento oficial do Renaesp aconteceu no dia 14 de setembro, em Brasília, no Salão Negro do Ministério da Justiça. Na ocasião, o reitor da Universidade Federal do Piauí, professor doutor Luiz Sousa dos Santos Junior e o professor doutor Carlos Buenos Ayres, coordenador da especialização, estiveram presentes na solenidade, assim como o Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, o Secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêia e o diretor da RENAESP, Ricardo Brisola Balestreri.

Para participar da rede de especialização, a UFPI teve que concorrer através de licitação com universidades particulares e públicas de todo país. ?Das universidades integrantes da Renaesp, a UFPI obteve a quarta melhor colocação nos projetos aprovados?, afirma Carlos Buenos Ayres. Fazem parte da Rede, universidades públicas e particulares do Distrito Federal e outros quinze Estados do país.

O início das aulas do curso Especialização em Segurança Pública dependem, ainda, da homologação dos nomes aprovados pela Secretria de Segurança Nacional Pública. Após o aval, a UFPI terá 30 dias para iniciar as aulas. O curso, que terá duração de um ano, poderá dispor de até 50 vagas (obedecendo os limites mínimos de aprovação) distribuídas entre as Polícias Militar, Civil e Universidade Federal do Piauí.

Universidades credenciadas

Universidade Federal de Sergipe Sergipe