UFPI participa do Fórum das Instituições da Educação Física

18/09/2006 08:59

Os representantes de instituições da Educação Física elaboraram, no período de 31 de agosto a 05 de setembro, em Bertioga/SP, um documento que definiu posicionamentos institucionais com relação às políticas públicas no esporte.

O Fórum das Instituições foi promovido pela Universidade de São Paulo - USP e teve como objetivo a preparação da "Carta de Bertioga" que foi encaminhada para discussão no Fórum de Cúpula e referendada em plenária durante o XI Congresso de Ciências do Esporte e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa (Brasil, Portugal, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste foram os países que mandaram representantes) que aconteceu de 06 a 09/09/06 em São Paulo também promovido pela Universidade de São Paulo.

A UFPI foi representada pelo professor mestre Ahécio Kleber Araújo Brito, chefe do Departamento de Educação Física. Segundo ele documento elaborado no encontro teve contribuição dos participantes, convidados e representantes das instituições que se integraram por afinidade em 08 Grupos de Trabalhos (GT's).

"Os Temas dos Grupos de Trabalhos foram os seguintes: GT 1 - Perspectivas e desenvolvimento da Educação Física Escolar, GT 2 - Diretrizes para o Esporte Comunitário, GT 3 - Preparação Profissional em Educação Física e Esporte, GT 4 - A Ética na mídia esportiva, GT 5 - Duplo Diploma em Educação Física e Esporte, GT 6 - Internacionalização na Pós-graduação, GT 7 - Congresso de Ciências do Esporte e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, GT 8 - Atividade Física e lazer na Saúde Pública", explica o professor.

A "Carta de Bertioga" será apresentada a autoridades como: Ministros, Secretários de Estado, Prefeitos, Presidentes de Comitês Olímpicos e Confederações e/ou responsáveis pelo Desporto e Educação Física nos Países de Língua Portuguesa, que buscarão o estabelecimento de políticas públicas para a consolidação do esporte nacional.

por João Bem