UFPI promove Oficinas de Arte na Serra da Capivara

08/09/2006 15:23

A Universidade Federal do Piauí está participando do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Turismo na Região do Parque Nacional da Serra da Capivara. O programa é desenvolvido pelo ministério do Turismo em parceria com as prefeituras e municipais da região e a Cooperação Espanhola. A Universidade Federal do Piauí dispõe de vários professores coordenando e desenvolvendo os projetos, como o de Arte e Cultura, que leva várias oficinas a serem ministradas na região.

O projeto da UFPI, Prato Cheio de Arte e Cultura, dispõe de 29 profissionais, entre estudantes e professores, para ministrar 16 oficinas nas cidades de São Raimundo Nonato, Coronel José Dias e João Costa. Os coordenadores do projeto, professor João Berchmans de Carvalho Sobrinho e o professor Francisco Carvalho, afirmam que todos estão trabalhando muito para realizarem estas atividades, que são de grande importância para o desenvolvimento da região. ?Nós estamos realmente interessados e envolvidos com esse projeto. Já está na hora dessas cidades se desenvolverem no campo cultural para aumentar mais o potencial turístico? ? relata o professor Francisco de Carvalho.

O professor João Berchmans de Carvalho reconhece que a Universidade tem um importante papel no desenvolvimento sustentável da região. Ele fala que é importante a realização destas oficinas, mas acrescenta que o interesse maior é promover atividades duradouras  que possam se firmar na rotina das cidades, para assim, realizar o desenvolvimento da cultura a longo prazo. ?Nós não podemos simplesmente realizar oficinas e, ao final, abandonar a cidade. É preciso que elaboremos um projeto que perpetue na vida da região e assim proporcione verdadeiramente o desenvolvimento? ? afirma João Berchmans.

O professor ainda fala das primeiras oficinas a serem ministradas no mês de novembro: Artes cênicas, música, dança, fotografia, escultura, produção de tintas etc., que servirão para avaliar as potencialidades da região para, assim, desenvolver projetos mais específicos de acordo com cada área. ?Vamos diagnosticar qual o potencial que cada região despertará a partir desta intervenção... assim, a gente pode propor mais solidamente uma política cultural mais apropriada para a população e permitir que as atividades culturais sejam melhor desenvolvidas? ? conclui João Berchmans.

Iane Carolina