UFPI lança Anais dos trabalhos do PIBIC

08/09/2006 10:27

A Universidade Federal do Piauí lançará os anais de publicação dos trabalhos apresentados no XIV Seminário de Iniciação Científica da UFPI. A solenidade de lançamento será realizada no salão nobre da Reitoria com a presença do Magnífico Reitor e toda Administração Superior com data ainda a ser confirmada.

O livro de resumos apresenta, pela primeira vez, a publicação dos trabalhos no formato resumo expandido, permitindo um maior detalhamento das pesquisas desenvolvidas pelos alunos de graduação, participantes do PIBIC, sob orientação de pesquisadores da UFPI. ?Esta geração nos faz sentir gratificados e conscientes de estarmos cumprindo as diretrizes traçadas no Plano de Desenvolvimento Institucional ? PDI, que contempla a transmissão de conhecimentos para os cientistas do amanhã?- relata Acelina Carvalho (Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação).

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Científica (PIBIC) é um dos principais e mais importante programa da instituição, por permitir a vivência dos alunos no mundo da pesquisa, possibilitando a formação mais cedo do pesquisador. É o maior programa de bolsas da UFPI. Para participar, o aluno deve se engajar em projeto do professor/pesquisador e se inscrever na Pró-Reitoria e Pesquisa e Pós-Graduação no prazo estabelecido anualmente.

Os alunos podem participar do programa de forma voluntária ou recebendo uma bolsa do CNPq ou da UFPI. Até 2004 eram destinadas 72 bolsas do CNPq e 72 da UFPI. Este número, 144 bolsas, foi ampliado pela atual administração da UFPI e pelo CNPq  a partir de 2005, e hoje o programa conta com um total de 213 bolsas,  sendo 100 do CNPq e 113 da UFPI. O valor da bolsa UFPI que era, anteriormente, de R$ 150,00 passou para R$ 200,00 este ano.

O PIBIC vem sendo gerenciado de forma responsável pela atual administração da UFPI que tem a convicção de que os jovens iniciantes devem ser estimulados e apoiados.  E dentro dessa ótica não tem medido esforços para fortalecer o programa e buscar, cada vez mais, valorizar e estimular os novos valores. Assim, implementou algumas mudanças, a exemplo da constituição do Comitê Externo para seleção e avaliação dos trabalhos, exclusivamente, de bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq. Para a Profa. Dra Acelina Carvalho, esta mudança  proporciona o aumento de qualidade para o programa.  ?Tínhamos a necessidade de formar um comitê que estivesse inteirado com todo o processo de produção científica, foi por isso que tomamos essa decisão? ? relata Acelina Carvalho.

Este ano a Universidade Federal do Piauí planeja um evento que reunirá três encontros: o I Seminário de Pesquisadores do Meio-Norte do Brasil, o I Encontro de Pós-Graduação e o XV Seminário de Iniciação Científica. Para o coordenador geral de pesquisa da UFPI, professor Raimundo Martins, o evento medirá o nível de inserção da Universidade no desenvolvimento do estado. ?Vamos mostrar o quanto a Universidade está produzindo e ajudando a desenvolver o estado e a Região Meio Norte do Brasil? ? afirma Raimundo Martins.

A professora Acelina Carvalho fala da publicação dos anais como o resultado de um trabalho que vem sendo realizado com responsabilidade e dedicação. ?O PIBIC é uma grande preocupação nossa. A publicação deste livro consegue refletir o esforço e a seriedade de um trabalho feito em prol da integração dos nossos alunos de graduação com a pesquisa? ? finaliza a pró-reitora.

Iane Carolina