Reitor reúne Departamentos para discutir os avanços da UFPI

05/09/2006 12:17

reitorcima.jpgEm prol do crescimento sustentável e da regulamentação de eventuais problemas que surjam durante o desenvolvimento pleno da UFPI, ocorreu na manhã desta terça-feira, no Salão Nobre da Reitoria, uma reunião com os Chefes de Departamentos, Coordenadores de Cursos e com a administração superior. Também tiveram parte atuante neste encontro os Pró-reitores e a Coordenadora de Currículo da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação - PREG - Socorro Leal Lopes.

"Todos juntos é que fazemos a UFPI, então cabe a nos a responsabilidade pelo crescimento e manutenção da integridade estrutural de nossa Instituição". Esta foi a frase usada pelo Magnífico Reitor, Luiz Santos Júnior, para iniciar a reunião desta manha. Dentre as preocupações frisadas, merece destaque o fato de que há grande diferença entre os alunos que entram e saem da instituição a cada ano. "Geralmente entram mais alunos do que saem. Devemos sanar esse problema, ou pelo menos ameniza-lo, já que ele interfere de ordem direta nos recursos recebidos pela UFPI" afirma o Reitor.

Esta preocupação é decorrente do fato de que vivemos uma realidade em que a concorrência dentre as Instituições de Ensino Superior tem se tornado cada vez mais acirrada. "Estamos concorrendo no mercado, não somente com as instituições privadas, que estão cada vez mais competitivas, mas também com as Federais e Estaduais de todo o Nordeste, que tem apresentado um desempenho superior ao nosso" defende o Magnífico Reitor.

Dentre as pautas da reunião encontrava-se a explanação de um trabalho da Coordenadora de Currículos da PREG, Professora Socorro Leal Lopes que realizou uma pesquisa de levantamento dos principais problemas e,também, das principais evoluções da gestão atual. "A grande conclusão deste trabalho é que devemos cada vez mais investir nos professores da UFPI para tornar o ensino público mais atrativo e competitivo" afirma Socorro.

Com relação aos avanços citados, podemos destacar o projeto de Ensino à Distancia que tem por objetivo principal buscar a qualificação do corpo docente, facilitando a entrada do mesmo nos campos de especialização, mestrado e doutorado.

reitorbaixo.jpg

Por Lívio Galeno