Energia elétrica da UFPI melhora após terceirização

05/09/2006 11:27

Os altos gastos e os freqüentes problemas na rede elétrica do Campus Ininga levaram o reitor da UFPI, professor doutor Luiz Santos Júnior, a terceirizar o serviço de manutenção da rede elétrica da universidade em março deste ano.

O serviço de manutenção é a primeira etapa de um projeto do reitor que visa, além do melhoramento no abastecimento de energia, uma redução dos altos índices de consumo de energia dentro do Campus. Segundo declarações do reitor, feitas durante o lançamento da Campanha do R.U, os gasto com energia chegam a ser responsáveis por 12% de toda a verba da Universidade.

A Doda Engenharia foi a empresa escolhida para ser responsável pelo trabalho de prevenção e manutenção das instalações elétricas. Segundo Paulo de Tarso, engenheiro da empresa, o trabalho de recuperação vem sendo feito com cuidado para não interferir nas pesquisas feitas dentro da UFPI. "Quando vamos desligar a rede, damos um aviso prévio para não atrapalhar nos trabalhos dos alunos e professores", afirma.

Além desse trabalho, a empresa também é responsável pela realização de um senso sobre o consumo de energia dentro da Universidade. Este levantamento é uma solicitação do reitor Luiz Júnior, que numa segunda etapa desse projeto, pretende fazer um trabalho educativo de conscientização dos servidores e alunos sobre o desperdício de energia elétrica no campus.

A fiscalização dos serviços da Doda Engenharia está sob a responsabilidade da Coordenação de Serviços Gerais da UFPI. Segundo Paulo Araújo, coordenador da CSG, o trabalho da empresa vem melhorando significativamente o abastecimento elétrico dentro da UFPI. "Eles já recuperaram toda a iluminação, implantaram postes em diversos setores e mudaram vários geradores. Isso vem contribuindo para o melhoramento do serviço, que antes causava grandes transtornos á comunidade universitária", declarou o coordenador.

Por Raquel Lima