Reitor assina atos de contratação dos novos professores

01/09/2006 11:43

O reitor da Universidade Federal do Piauí, professor Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior, deu continuidade à série de solenidades de posse de professores e servidores. Já são mais de 70 professores e servidores contratados pela UFPI. A solenidade mais recente foi realizada no salão Nobre da Reitoria, nesta terça, às 16 horas.

Luiz Júnior afirmou que a expansão da UFPI é um grande salto para o Piauí. Este ano, 19 novos cursos foram escolhidos através de um diagnóstico feito em parceria com a sociedade para reforçar o potencial de cada região e oferecer soluções para os problemas específicos. ?Nós precisávamos e precisamos expandir cada vez mais a UFPI. Só através da Educação, nosso estado poderá ter o desenvolvimento sustentável?.

O reitor defende que a expansão universitária seja realizada em todos os pólos do estado. Para ele, a expansão é a mola propulsora da inclusão social e da democratização do ensino. Cita como exemplo as dificuldades de deslocamento de estudantes do interior até a capital ou outros campi em busca de um curso superior. ?É muito caro um pai sustentar um filho em outra cidade. Pior ainda é o estudante de 17, 18 anos ter que deixar a família e o lugar onde vive para se aventurar numa cidade que talvez ele nem tenha parentes? ? explica o reitor.

Ao dar boas-vindas aos novos professores e servidores, Luiz Júnior lembrou com orgulho a carreira que cursou na UFPI desde a época de estudante de graduação, como professor e os vários cargos administrativos que exerceu, até chegar a ser reitor. A breve história que contou foi um estímulo aos novos professores a trabalhar sempre pela Universidade. Unir parcerias e nunca desistir de um propósito, são as dicas mais marcantes que deixa. ?Nós precisamos estar sempre em busca da melhoria da UFPI. Vocês tem um longo caminho a seguir. Não desistam diante as dificuldades, unam forças, se ajudem. Se fosse fácil, qualquer um fazia? ? ensina.

Para concluir, o reitor pediu que os novos professores cadastrem logo o currículo na Plataforma Lattes e cuidem em expandi-lo. Luiz júnior reforça que os recursos de uma universidade aumentam quando os currículos dos professores são bons e quando há um bom número de publicações. Para isso, o reitor já garantiu todo apoio pesquisa e às publicações. ?Nós só seremos uma universidade competitiva se nossos professores também forem competitivos. Pesquisem, façam projetos, publiquem! Se precisarem, a nossa equipe estará sempre à disposição para ajudar? ? conclui Luiz Júnior.

Listas dos novos professores
Parnaíba