Projeto de extensão é destaque nacional

29/08/2006 11:35

O projeto de extensão "Educar para Cidadania Democrática e os Direitos Humanos", viabilizado pela Pró-Reitoria de Extensão, através da Coordenadoria de Programas e Projetos de Extensão e executado pelo Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino envolvendo os cursos de Comunicação Social e Pedagogia, foi destaque entre os projetos de Educação em Direitos Humanos 2006, vinculado ao Ministério da Educação, que tem por objetivo aprofundar o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos focando o papel dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos e das Universidades enquanto centros de Reflexão e de Extensão.

O "Educar para Cidadania Democrática e os Direitos Humanos" tem como proposta a estruturação e fortalecimento do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos no Piauí, a formação de profissionais da educação básica e defensores dos Direitos Humanos, sistematização de experiências exitosas em educação em Direitos Humanos e divulgação das experiências realizadas através de publicações.

O projeto abrange todo o estado do Piauí e promoverá atividades básicas como: audiências públicas, cursos de capacitação e oficinas pedagógicas que acontecerão nos municípios de Teresina, Floriano, Picos, Parnaíba e Bom Jesus. "A escolha desses municípios justifica-se pela existência de campi da UFPI nessas localidades, oferecendo infra-estrutura básica como contrapartida", explica Sâmara Carvalho Sampaio que representa a Fundação Pe. Ermínio Pegorari.

Para a Professora Maria de Lourdes Rocha Lima Nunes, responsável técnica do projeto, o objetivo dessa iniciativa é sensibilizar a sociedade civil sobre a promoção da educação em Direitos humanos: "Queremos a formação de cidadãos e cidadãs responsáveis e conhecedores de seus direitos e deveres através da articulação de ações entre o Estado, a sociedade e as instituições de ensino".

Ao final dos cursos deverão ser capacitados 250 profissionais da Educação Básica e 250 Defensores dos Direitos humanos. Além da consolidação do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos e o estabelecimento de alianças para o desenvolvimento de um Plano de Ação em Educação em Direitos Humanos para o Estado do Piauí.

Por João Bem