Coral da UFPI participará de homenagem à Teresina

22/08/2006 08:01

O Coral da Universidade Federal do Piauí participará, nos dias 25 e 26 de agosto, da ?Opereta da Cidade Amada? que será apresentado no adro da igreja de São Benedito. O evento faz parte das comemorações do aniversário de Teresina e na oportunidade serão apresentadas peças que contarão a história da cidade.

Dentro desse espetáculo o Coral executará músicas compostas para personagens solistas e interpretativos. A direção é do Teatrólogo José de Afonso (que também assina o libreto) com composição e regência a cargo do músico Aurélio Melo. ?O espetáculo está dividido em quatro atos que vai desde a transferência da capital até os dias atuas. Dessa forma pretendemos mostrar história da cidade de Teresina?, diz o maestro que preferiu não trazer nenhum solista de renome nacional. ?Não quis trazer solistas de fora por que acho que os cantores locais podem fazer bonito também?.

Para Coordenador de Assuntos Culturais (CAC), professor Paulo de Tarso, o objetivo do Coral da UFPI é resgatar a cultura no ambiente acadêmico. ?O que se pretende é despertar a consciência artística no seio da comunidade universitária para que ela possa transmitir para a sociedade?. Ele ainda acrescenta que está em andamento, com a colaboração da Pró-Reitoria de Extensão (PREX), um projeto que visa à gravação de um CD idealizado pelo maestro Aurélio de Melo.

Este projeto pretende resgatar partituras de 15 Hinos oficiais de Prefeituras Municipais do estado do Piauí. ?Serão gravados os hinos de Teresina, Oeiras, Esperantina, Barras, Ipiranga, Santa Cruz dos Milagres, Alto Longa, Regeneração, Bonfim do Piauí, Pimenteira, Joaquim Pires, Piripiri e Monsenhor Gil, além do hino do Piauí?, informa o coordenador do CAC. As despesas com a gravação serão divididas entre a UFPI e as prefeituras locais.

Maiores informações pelo telefone: 3215-5572 (CAC)

por João Bem