UFPI Oficializa Convênio com Canal Futura

21/08/2006 14:47

Reitor Luiz Júnior e José Roberto MarinhoAgora é definitivo. A Ufpi será a retransmissora do Canal Futura em Teresina. O termo de licenciamento foi assinado e homologado no último dia 03  durante a Assembléia do Conselho Consultivo da emissora, na sede da Fundação Roberto Marinho no Rio de Janeiro. O Presidente da Fundação, José Roberto Marinho e o Reitor da UFPI, Luiz de Sousa Santos Júnior assinaram o convênio que prevê alem da retransmissão do canal, o treinamento de professores e estudantes no Rio e em Teresina, produção de programação local e veiculação em rede nacional de programas produzidos na UFPI.

Durante a solenidade José Roberto Marinho, que fez questão de estar presente e presidir a assembléia, ressaltou a importância deste convênio com a UFPI, em função da necessidade de mais abertura para a educação e a cultura na televisão brasileira e nas universidades federais em particular a do Piauí, onde esteve recentemente, ?conheci a Ilha do Caju e o Delta do Parnaíba e achei tudo muito lindo, pretendo visitar, em breve, a Serra da Capivara e provar a cajuína? concluiu.

O Reitor da UFPI  Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior agradeceu o carinho, respeito e a acolhida dada ao Piauí durante todos os eventos e enalteceu a Fundação Roberto Marinho e o Canal Futura por escolherem a Universidade Federal do Piauí para celebrar um convênio de tamanha envergadura e assegurou que até o final de Janeiro de 2007 ?estaremos inaugurando a TV Futura na Universidade Federal do Piauí?.

O Reitor fez um discurso breve, mas contundente, enumerando pontos importantes dos setores da educação superior e da cultura piauiense e finalizou dizendo que a UFPI está de portas abertas para quem quiser investir no capital intelectual e humano que a universidade tem.  As palavras do Reitor foram aplaudidas demoradamente pelos membros do Conselho Consultivo da Fundação Roberto Marinho, em seguida foi oferecido um almoço e depois aconteceu uma reunião de trabalho com a equipe de gerência de projetos da Fundação.

Outro ponto importante a ser destacado no convênio é a possibilidade de pesquisadores do curso de Comunicação Social da UFPI aprovarem projetos junto à Fundação Roberto Marinho utilizando o CEDOC ? Centro de Documentação da Rede Globo, um arquivo e uma memória riquíssima  da história da televisão no Brasil, além de outras parcerias que envolvam áreas de atuação docente e institucional da Fundação e da UFPI como é o caso do multicurso que objetiva a formação de professores em nível fundamental e médio das escolas brasileiras.

A comitiva  piauiense que esteve no Rio de Janeiro também tiveram a oportunidade de conhecerem o PROJAC ou Central Globo de Produções onde acompanharam de perto todo o processo de concepção, produção, gravação, edição e pós produção de telenovelas, séries e mini-séries da Rede Globo. Os professores João Xavier da Cruz Neto ? Matemática; Paulo Fernando de Carvalho Lopes ? Comunicação  e Eliezer Castiel Menda ?Assessor de Imprensa da UFPI  foram os convidados da emissora para a visita ao setor.

Cordenadoria de Comunicação Social