Deficiência Auditiva é tema de Forúm

16/08/2006 12:25

A Universidade Federal do Piauí em parceria com o NEESPI e a Pró-reitoria de Extensão/CPPEx realizaram nos dias 14 e 15 deste mês, o I Fórum de Deficiência Auditiva  e LIBRAS.  O evento faz parte do projeto Universidade Inclusiva: uma realidade possível e necessária, coordenado pelas professoras Maria do Socorro e Ana Valéria.

O fórum contou com a presença de representantes da APADA, ASTE, FENEIS,CONAD, CONED/CEIS, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual de Educação e do ?Projeto Falas do Silêncio?. O evento ainda contou com a presença da Profa.Dra. Cristina Massot Madeira Coelho e Profa.Dra. Celeste Azulay Kelman que ministraram palestras sobre o tema. Ambas são UNB.

Mesas-Redondas, palestras e conferências fizeram parte da programação do evento. Em todas essas atividades havia uma instrutora de LIBRAS que traduzia simultaneamente o que era dito para os surdos-mudos presentes no auditório do CCHL.

O evento teve por objetivo propor diretrizes e estratégias para o enfrentamento dos desafios identificados na inclusão de alunos com deficiência auditiva, e tentar consolidar o papel ativo da Universidade na elaboração de políticas internas direcionadas aos mesmos.

?Precisamos conscientizar a Universidade, os alunos e os professores, precisamos dar mais visibilidade às potencialidades dos deficientes auditivos, e procurar adequar a Universidade às necessidades dessas pessoas?, afirmou Profa. Ana Valéria, coordenadora do projeto. Ana Valéria destacou ainda sobre a importância da recente regulamentação da lei de LIBRAS que obriga a oferta da disciplina de LIBRAS em alguns cursos de Licenciatura.

Está previsto para serem realizados ainda este ano, dois fóruns sobre o tema Universidade Inclusiva, um será direcionado aos deficientes visuais e outro aos deficientes físicos. Segundo a Coordenadora do Projeto Universidade Inclusiva, os eventos irão acontecer no mês de outubro.

Por: Aline Medeiros