Concluinte da UFPI é primeiro colocado no Enade

10/08/2006 14:35

Samuel Anderson Alves de Sousa, este é o nome do estudante da Universidade Federal do Piauí que foi o primeiro colocado na prova destinada aos concluintes do Curso de Química da 2º edição do Enade 2005 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Ele atingiu a nota 87, que vai de 0 a 100, a maior da avaliação de Química em todo o Brasil.

Criado para substituir o Provão em 2004, o Enade, é um dos exames do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). São avaliados doze cursos, e devem se inscrever no programa todos os estudantes do primeiro e último ano de cada curso.

?Essa colocação era algo que eu não esperava. Sinto-me grato e feliz por este resultado. Ainda mais quando hoje (10) é meu aniversário.?, diz o Samuel Anderson, que receberá como premiação uma bolsa de estudos da Fundação CAPES. Atualmente, ele é professor em escolas particulares de Teresina e faz o curso de Mestrado em Química da UFPI. ?Ainda não sei ao certo o que fazer para o futuro. Mas tenho certeza que irei seguir meus estudos na pós-graduação. Juntar algum dinheiro e fazer doutorado fora do Estado?, diz Samuel.

Como estudante, Samuel sempre se destacou na vida universitária. Ao concluir o curso de Bacharelado em Química, recebeu a ?Láurea Universitária?, que é uma homenagem dada aos alunos que se destacam pelo procedimento exemplar e elevado nível de desempenho acadêmico. Nessa premiação a pessoa deve ter uma média igual ou superior a oito em todas as disciplinas, inclusive em práticas desportivas.  Samuel foi o primeiro formando de química a receber tal reconhecimento.

Nesse exame, o curso de Química da UFPI se destacou mostrando um bom desempenho na média de notas da avaliação de concluintes no Enade. ?A UFPI teve uma média de 42,7, enquanto que, no Brasil ela foi de 35,7 e na Região Nordeste foi de 33,9?, comenta o professor do Departamento de Química, Arimatéia Dantas Lopes.

O reitor da UFPI, professor Luiz Junior, se diz muito satisfeito com o desempenho de Samuel no exame, assim como com o resultado que a Universidade apresentou no Enade. ?Tivemos o curso de Ciências Sociais com o conceito máximo, que é cinco, além de mais outros cincos cursos que obtiveram conceito quatro?, diz o reitor.

Dario Mesquita e João Bem

Resultados do Enade 2005