PREX realiza Projeto Universidade Inclusiva

10/08/2006 11:30

Com o objetivo de conscientizar, informar e apontar caminhos é que nos dias 14 e 15 de agosto será realizado o I Fórum Universitário de deficiência Auditiva e LIBRAS, com o apoio das Pró-Reitorias de Extensão e Ensino de Graduação. O evento será realizado no Auditório Noé Mendes do CCHL e as inscrições estão sendo realizadas na sala 33 do Centro de Ciências da Educação-CCE.

O fórum pretende discutir, além das potencialidades das pessoas com deficiências auditivas , as implicações geradas por lei, da inclusão da LIBRAS como disciplina curricular nos diversos níveis, bem como sua regulamentação como primeira língua dos surdos, de modo a subsidiar as ações a serem tomadas no âmbito da UFPI com vistas a sua adequação de modo a garantir a acessibilidade e permanência dos surdos nesta Instituição de Ensino Superior.

O projeto ?Universidade Inclusiva: uma realidade possível e necessária?, aprovado pelo Ministério da Educação e que vem sendo executado pela Pró-Reitora de Extensão e pelo Núcleo de estudos em Educação Especial e Inclusiva ? NEESPI, sob a coordenadoria da Profª. Drª. Ana Valéria M. Fortes Lustosa, tem por objetivo primordial garantir o acesso e a permanência das pessoas com deficiência na Universidade Federal do Piauí.

Nesse sentido, considera-se que não basta apenas a melhoria da qualidade de vida dos alunos no âmbito acadêmico, ainda que esta seja uma exigência imperiosa e imprescindível, mas, sobretudo, deve-se partir de uma perspectiva mais ampla, envolvendo toda a comunidade universitária, de forma que haja uma conscientização efetiva por parte desta. Desta forma, a proposta prevê o envolvimento dos docentes, discentes e pessoal técnico-administrativo. As ações pretendidas referem-se, portanto, a atividades que aliam ensino, pesquisa e extensão.

A programação do Fórum prevê a Conferencia da da Profª Drª Celeste Azulay Kelman, da Profª Drª Cristina Massot Madeira Coelho e Profª Drª Tanya Amaro Felipe, além de contar com a participação da Associação dos Amigos do Deficiente Auditivo ? APADA, da Associação de Surdos de Teresina -  ASTE, da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos ? FENEIS, das Secretarias Municipal e Estadual de Educação e dos Conselhos Municipal e Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Para Informações: 3215-5821 ? Departamento de Fundamentos da Educação - DEFE