UFPI firma convênio com a Prefeitura de Teresina

10/08/2006 10:09

A Universidade Federal do Piauí assinou um convênio nesta quarta (9) com a Prefeitura Municipal de Teresina no Salão Nobre da Reitoria, às 17h. O convênio permite que as duas instituições unam esforços e recursos para o fortalecimento do plano de ações técnico-científico-pedagógicas e assim contribuam para a melhoria do âmbito educativo no município. Na ocasião, o reitor da UFPI, professor Dr Luiz Santos Junior, e o prefeito de Teresina, Silvio Mendes, assinaram o termo aditivo que garante a instalação de um curso de especialização em Metodologia do Ensino.

O prefeito iniciou seu discurso ressaltando que o Mestrado em Políticas Públicas, que cursou na UFPI, foi um fator decisivo para a candidatura a prefeito de Teresina. Com o ar de descontração, Silvio Mendes disse que cada cidadão deveria ser prefeito de sua cidade, pois as pessoas seriam capazes de entender o município em vários aspectos e o principal: que a educação é a mola propulsora da cidadania. ?As pessoas precisam entender a educação como formação de cidadãos, sem ela estaremos traçando uma reta sem horizontes? ? relata o prefeito.

Silvio Mendes agradeceu à UFPI pela dedicação e os esforços realizados pela melhoria da educação no estado. Afirmou que a UFPI tem exercido um importante papel no Piauí, o de buscar sempre a democratização do conhecimento. ?Agradeço à UFPI e a todo o seu corpo técnico por estar sempre trabalhando pela educação. Isso mostra que a instituição tem um compromisso com a sociedade, só assim nós poderemos melhorar o quadro social em Teresina? ? conclui Silvio Mendes.

O professor Luiz Junior afirmou que a prioridade da Universidade Federal do Piauí é ter sempre responsabilidade e competência no que faz, para afirmar o que disse, citou o exemplo prático e atual ?a expansão é muito mais que dobrar o número de vagas, é ofertar à sociedade piauiense oportunidade de melhorar as condições de vida, mas isso nós fazemos com responsabilidade, porque temos um pessoal preparado para isso e recursos que possam financiar tal crescimento? ? declara o reitor.

Luiz Junior ressaltou a importância de formar parcerias. Disse que através delas, a UFPI consegue estender mais a sua dimensão e fortalecer o ensino. Falando de avaliação, o reitor afirmou que a pós-graduação é tão importante quanto a graduação para medir o crescimento de uma instituição de ensino superior e apontou o incentivo à pesquisa, marca registrada de sua administração, como o melhor caminho para se fazer uma Universidade competitiva. ?É através da expansão e da pesquisa que a UFPI cresce e se fortalece. É através desse trabalho que fazemos dia e noite que a UFPI conseguirá ser uma Universidade de ponta no Nordeste Brasileiro? ? finaliza.

A Pós-Graduação é destinada aos docentes da Rede Pública que possuem licenciatura plena nas Áreas de Ciências Naturais, Língua Portuguesa, História e Geografia. As inscrições serão realizadas dos dias 14 a 29 de agosto, na sala 406 do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino ? CCE. O curso dispõe de 160 vagas, com carga-horária de 480h e aulas aos sábados e domingos.

Iane Carolina