Reitor reúne prefeitos e discute “Ensino à Distância”

10/08/2006 08:41

"Esse é um momento histórico onde podemos ver uma mudança de postura da Universidade Federal do Piauí, que leva a Universidade Aberta para os municípios. Essa é a oportunidade para a UFPI chegar ao interior com a qualidade que tem", afirmou o prefeito do município de Água Branca, João Luís, durante a primeira reunião entre o reitor da Universidade Federal do Piauí, professor Doutor Luiz Santos Junior, o coordenador Geral de Ensino a Distância (EaD), professor Gildásio Guedes e alguns prefeitos dos dezesseis municípios inclusos no programa.

Segundo o professor Gildásio Guedes, o projeto tem como objetivo descentralizar as ações educacionais da UFPI e atender a uma demanda reprimida dos mais distantes locais do Estado. "É um programa de distribuição de renda e de conhecimento", afirmou o Coordenador.

Fazendo uma comparação com o estado de Minas Gerais, que possui treze Universidades Federais, o reitor expôs aos prefeitos sobre a importância de haver uma união no Estado com o intuito de trazer mais Universidades para o Piauí. Durante toda a reunião, o reitor enfatizou a necessidade de existir parcerias da UFPI com os governos Municipal e Estadual no sentido de fortalecer o projeto que visa levar o Ensino Superior aos municípios.

Os pólos municipais inclusos no projeto, foram escolhidos pelo MEC e vão oferecer oito cursos, são eles: Administração, Ciências da Computação, Biologia, Filosofia, Física, Química, Matemática e Pedagogia. Cada prefeito terá o direito de escolher três dos cursos citados para o seu pólo.

A previsão é de que o projeto comece a ser desempenhado no primeiro semestre de 2007, pois os municípios precisam criar o espaço físico necessário para apoiar o EaD. "O pólo apresentado pelo MEC é mínimo, mas os prefeitos podem ampliá-lo", ressaltou o professor Doutor Luiz Santos Junior. O reitor ainda colocou a necessidade de planejamento e compromisso por parte de todos envolvidos no programa.

Reunião Ead

Por Aline Medeiros