Reitor garante novidades e melhorias para o próximo PSIU

07/08/2006 13:44

reitor_vestespecial.jpgAproveitando a oportunidade da divulgação do resultado do Vestibular Especial, que faz parte do projeto de expansão da UFPI para o interior do estado, o Magnífico Reitor Professor Doutor Luiz dos Santos Júnior tornou público novidades para o próximo PSIU. Dentre os assuntos destacados estão o acréscimo de vagas, contratação de novos professores e servidores e a reserva de 5% das vagas para estudantes oriundos da rede pública de ensino.

Este projeto de expansão é derivado de um estudo desenvolvido pela própria UFPI, através da Coordenadoria de Programas e Projetos de Extensão - CPPEX, e que conta com o apoio do Governo Federal e com as prefeituras das cidades do interior que possuem campus da Universidade. Ao total serão disponibilizadas 4.815 novas vagas, sendo que 570 são destinadas ao Campus Ministro Petrônio Portella, de Teresina, a partir do próximo Programa Seriado de Ingresso à Universidade - PSIU.

"A partir desse ano ofereceremos 80 vagas para o nosso curso mais concorrido, o de medicina. E não somente para este, como para todos os cursos que compõem a nossa instituição de ensino" afirmou o presidente da Comissão Permanente de Vestibular - COPEVE, Prof. José Alberto Lemos Duarte.

Para o Reitor, estes são apenas os primeiros resultados colhidos a partir da nova empreitada de trabalho desenvolvido por toda a cúpula administrativa. "A UFPI vem passando por um momento muito fértil. Vivemos um período de renovação de nossa estrutura física e intelectual. Consequentemente tivemos melhorias em nossos cursos" defendeu o professor Júnior que junto com a divulgação do resultado confirmou mais 1900 vagas para todos os cursos de todos os campi.

Segundo o reitor, a expansão também está gerando uma renovação do quadro de professores da Universidade. Fez-se necessário a realização de concurso público para a contração de 100 novos professores e 50 servidores. "A Universidade viveu o maior processo seletivo de profissionais de sua história", afirma professor Júnior.

Ainda como novidade para o próximo PSIU, será destinada cota de 5% das vagas oferecidas para os estudantes oriundos da rede pública de ensino, tornado o processo mais acessível e abrangente.

Por Lívio Galeno