Alunos visitam Acervo Musicológico de São Luís

03/08/2006 16:51

Alunos do curso de Especialização em Música ? habilitação em Musicologia visitaram no último dia 31, o Arquivo Público do Maranhão com o objetivo de conhecer o Acervo Musicológico da região Meio Norte do país. Acompanhando os alunos estiveram  os professores doutores João Berchmans de Carvalho - Diretor do CCE/UFPI, Vladimir Silva - UFPI, Pablo Sotuyo Blanco - UFBA e Alberto Dantas - UFMA.

Os pós-graduandos também tiveram a oportunidade de conhecer o Museu de Artes de São Luís, Igrejas , Capelas de Irmandade e o Inventário João Mohama, onde puderam entrar em contato com documentos e objetos musicais do séc.XIX . Segundo o professor  doutor João Berchmans de Carvalho, houve uma preocupação por parte dos professores no sentido de orientar os alunos de como se posicionar e manipular os documentos.

As visitas aos locais sempre resultavam em discussões sobre os repertórios que eram executados nos séc. XIX e XX, "Um dos objetivos dessa viajem foi de despertar nos alunos o interesse pelo estudo de alguns documentos musicais depositados no Acervo Musicológico", destaca João Berchmans.

Por Aline Medeiros

acervo.jpg