Escola de Música Adalgisa Paiva realiza teste seletivo

03/08/2006 13:08

Acontece neste sábado, 5 de agosto, o teste seletivo para ingresso na Escola de Música Adalgisa Paiva da Universidade Federal do Piauí. Os candidatos inscritos deverão procurar à direção da Escola, localizada no CCE, a partir das 7hs de onde serão encaminhados para os locais de realização das provas.

Para as inscrições deste ano foram abertas duas categorias de matrícula: iniciante (para o público de 12 a 22 anos) e profissional (a partir dos 22 anos).  A Escola disponibilizou para este período 150 vagas abrangendo vários instrumentos sendo que os mais procurados foram os cursos de violão e guitarra. Além desses foram oferecidas vagas para cursos de canto, piano, baixo, bateria, trompete.

Os testes serão realizados das 7:30hs até as 12hs do sábado sendo que foram disponibilizados para a realização dos exames os auditórios do CCE, CCHL e CT. Os iniciantes se submeteram apenas a um teste de percepção  musical, caso aja empate os selecionados serão submetidos à teste de contato com o instrumento concorrido. Já os profissionais terão que passar por testes que abordam teoria musical, ritmo e percepção.

"Há três anos a escola vem prestando serviços à comunidade em geral. Não são raros os casos de alunos que vem do interior para se matricular na Adalgisa Paiva. Este ano, cerca de 300 pessoas se inscreveram para este processo seletivo e o objetivo desta nova empreitada é priorizar o estudo da teoria. Percebemos essa necessidade já que consideramos que um bom aprendizado deriva 51% da prática e estudo do aluno e 49% do trabalho do professor" afirmou o diretor da Escola de Música, Luiz Paiva.

O curso de iniciante engloba matérias como teoria musical e prática de instrumento e a história da música, tendo duração de um ano e meio. Sua conclusão dá direito ao aluno de receber um certificado com valor de curso de extensão. Já o curso profissional , que possui a mesma duração, dá direito à certificado assinado pelo Magnífico Reitor da UFPI, Professor Doutor Luís de Souza Júnior,  que garante a categoria profissional reconhecida ao músico concludente.

A Escola abre inscrição geralmente uma vez ao ano e funciona a partir de convênio firmado entre a Universidade Federal do Piauí, a Fundação Cultural Monsenhor Chaves e a Prefeitura Municipal de Teresina.

Para informações: 3215-5533

Por Lívio Galeno