Projeto oferece lazer e atividades físicas para comunidade

03/08/2006 11:35

A UFPI abre suas portas para a comunidade através do projeto ?Universidade Sem Muros?, que oferece aulas desportivas por um pequeno valor. O projeto é uma iniciativa do Departamento de Educação Física, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão ? PREX e a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino e Extensão ? FADEX.

Desde o ano 2000 o ?Universidade Sem Muros? disponibiliza atividades físicas e desportivas para comunidade teresinense, de segunda a sexta, tais como: hidroginástica, natação, futebol, handebol, musculação, judô, karatê entre outras atividades, a um valor médio de vinte a quarenta reais mensais. ?Há também o serviço de personal trainer por cem reais, muito abaixo do valor no mercado de academias em Teresina?, ressalta o professor João Bosco, um dos coordenadores do projeto ao lado da professora Florignes Hidd.

As aulas são ministradas por alunos do curso de Educação Física, sob a supervisão dos professores do departamento. O que também torna o projeto um laboratório prático de ensino para os futuros profissionais da Educação Física

O ?Universidade Sem Muros? ainda destina uma parte de suas vagas para crianças carentes de escolas públicas, que participam gratuitamente de atividades como futebol e natação. ?A vagas são limitadas. Temos 500 vagas para todo projeto, sendo que 120 são destinadas para crianças carentes. Como a procura é grande, muitas destas vagas já estão ocupadas?, diz o professor João Bosco.

Para maiores informações sobre as atividades oferecidas, disponibilidade de turmas, valor de mensalidades e matrículas, que é de prazo ilimitado, entrar em contato com o departamento de Educação Física, localizado no Setor Esportivo da UFPI, pelo telefone: 3215-5860.

Dario Mesquita