Curso de Enfermagem comemora incentivo à pesquisa

01/08/2006 12:34

O Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí comemora a aprovação do projeto ?Rede de Articulação de Atenção à pessoa idosa? pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ? CNPq. O incentivo gira em torno de R$ 1.200.000,00 e beneficiará as pessoas idosas da região leste de Teresina.

O projeto que é coordenado pela professora doutora Cecília Maria Resende Gonçalves de Carvalho e tem por objetivo conhecer o perfil demográfico, sócio-ambiental, sanitário e epidemiológico dos idosos, identificando e dando capacitação em higiene e prevenção de doenças inerentes a esse grupo populacional, na zona leste da cidade, buscando uma longevidade saudável-funcional.

Esse estudo foi desenvolvido visando o cuidado que esta fase da vida exige já que os idosos são assolados por uma gama de doenças crônicas que suscitam mais serviços, benefícios, cuidados e atenção permanente. A estratégia metodológica do projeto se dará em duas fases. A primeira envolve o levantamento dos dados secundários em fichas cadastrais das famílias assistidas pelo programa saúde da família (PSF) na zona leste da cidade de Teresina, que tem 11.485 idosos cadastrados. A segunda etapa destina-se as estratégias de educação e saúde tendo como base a pesquisa e ação.

A pesquisa foi aprovada pela CNPq que cedeu incentivos que giram em torno de R$ 1.200.000,00 e será realizado por estudantes e professores das áreas de saúde da UFPI.

Por Lívio Galeno