UFPI lança o Projeto Conexão de Saberes

31/07/2006 18:28

A Universidade Federal do Piauí através da  Pró- Reitoria de Extensão ?CCPEX, lançou nesta segunda-feira (31) o Projeto Conexões de Saberes. A solenidade ocorreu às 16:00 horas, no salão nobre da Reitoria, e contou com a presença do reitor da UFPI, Prof. Dr. Luiz Santos Júnior, Prof. Dr. Francisco Potiguara Cavalcanti Júnior(Diretor do Departamento de Desenvolvimento e Articulação Institucional -SECAD/MEC), Prof. Dr. Jailson de Souza e Silva(Articulador Nacional do Programa Conexão de Saberes), pró-reitores e estudantes que fazem parte do projeto.

Segundo o Prof. Dr. Francisco Potiguara Cavalcanti Júnior, Diretor do Departamento de Desenvolvimento e Articulação Institucional -SECAD/MEC, O programa visa conectar os espaços das comunidades  e as Universidades através de uma política de extensão e trabalho popular. " Nós não temos escola pública republicana, temos muitos jovens excluídos do ensino público. Não podemos sonhar com um país melhor sem educação de qualidade", afirmou.

O projeto Conexão de Saberes foi criado em 2004, pela SECAD( Secretaria Continuada de Alfabetização Diversificada) e pela Coordenadoria Nacional - Observatório de Favelas do Rio de Janeiro . É um programa que engloba todas as Instituições de Ensino Superior do país, e tem o objetivo de promover o diálogo entre as comunidades e as  Universidades através do contato direto com os estudantes que realizam trabalhos de extensão, pesquisa e produção científica.

Para a iniciar o projeto, a UFPI selecionou vinte e cinco estudantes de diversas áreas que receberão mensalmente uma bolsa de R$ 300,00 durante 11 meses para desenvolver e colocar em prática o programa.  Eles terão que fazer pesquisas e a partir de dados e informações sobre determinada região, irão detectar problemas e tentar propor soluções. A proposta é de que inicialmente estes alunos realizem um trabalho de inserção de alunos carentes na Universidade por meio de cursinhos pré-vestibular.

Aline Medeiros