Conexões e Saberes: A UFPI perto das comunidades

31/07/2006 16:10

A UFPI, através da Pró-Reitoria de Extensão, está desenvolvendo o programa Conexões de Saberes que beneficia 25 alunos de origem popular da instituição. Cada jovem recebe mensalmente uma bolsa de R$ 300,00 durante 11 meses e participa de várias atividades através de uma rede de articulação sociopolítica e pedagógica no interior da universidade, contribuindo para sua permanência com qualidade e para a participação protagonista do estudante de origem popular na vida universitária.

Resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação e o Observatório de Favelas, o programa já existe desde maio na UFPI. Através dele, os estudantes realizam trabalhos de extensão, pesquisa e produção científica dentro da instituição e das comunidades.

Os participantes estão fazendo um levantamento do perfil sócio-econômico dos estudantes da UFPI através de aplicação de questionário, o que facilitará à administração superior avaliar e criar programas específicos para a comunidade universitária de acordo com as necessidades apontadas pelo estudo.

Eles também participam de várias oficinas e cursos de capacitação e formação política, para a realização de atividades sócio-educativas nas comunidades. Além disso, os estudantes recebem orientação de professores na área de produção de textos para que, ao final do programa, possam escrever um livro falando das experiências e dificuldades que cada um passou antes de ingressar na universidade.

A coordenadora local, professora Cecília Resende de Carvalho, fala que o projeto é de fundamental importância para a relação universidade-comunidade. Ela afirma que além de a UFPI, através da Pró-Reitoria de Extensão, estar dando condições do aluno permanecer no curso, o projeto possibilita conhecer melhor o perfil do aluno da UFPI e levar os frutos do conhecimento para fora das paredes da instituição. ?Além de beneficiar o próprio aluno, munindo-o de condições financeiras, o projeto permite o acesso de outros jovens à Universidade. É a UFPI quebrando as barreiras físicas!? ? conclui.

No dia 31 de julho estarão reunidos o Reitor da UFPI, Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Junior, o Pró-Reitor de Extensão, Antonio Aderson dos Reis Filho, o Coordenador Nacional do Programa, Jailson de Souza Silva, o Secretário Executivo do MEC Francisco Potiguara Cavalcante Júnior e as coordenadoras locais para discutir e avaliar o desenvolvimento do programa junto aos bolsistas.

Para maiores informações, ligar para os telefones:

Iane Carolina