Pró-Reitor se reúne com estudantes para discutir RU

28/07/2006 12:48

O pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Professor Fernando Aécio, esteve reunido nesta quinta, 27, com os representantes do DCE e dos Centros Acadêmicos na sala de reuniões da PRAEC para discutir os problemas e apresentar os projetos para o restaurante Universitário.

O Professor Fernando Aécio apresentou o diagnóstico da situação atual do Restaurante e pontuou os problemas mais pertinentes aos estudantes, como filas enfrentadas, o cardápio e o desperdício. Em contra-partida, o pró-reitor apresentou as soluções apontadas pela administração superior para resolver estes problemas. Fernando Aécio mostrou o projeto de reforma e modernização da cozinha do RU e a construção de 2 novos pontos de distribuição de refeições: no Colégio Agrícola e outro próximo à Biblioteca.

As medidas apresentadas para solucionar o problema com as filas foi a extensão do horário do almoço, que antes compreendia entre 11h e 13h e hoje vai das 11 às 13h45. O sistema de bilhetagem eletrônica será implantado logo em breve. Assim, o usuário poderá comprar os créditos uma vez por mês, ou mais, se precisar. O resultado disso é a diminuição das filas, já que ele não irá precisar enfrentá-las diariamente para comprar seu ticket.

Ao final da exposição, o pró-reitor convidou os alunos a se envolverem no combate ao desperdício de comida, que atualmente atinge números altos. Foi constatado que 10% de toda comida servida é desperdiçada, parcela que daria para alimentar cerca de 200 pessoas.

Os representantes do DCE e dos Centros Acadêmicos fizeram alguns questionamentos e sugeriram pontos levados em consideração pelo pró-reitor. Eles pontuaram a melhoria no cardápio e a reforma de cadeiras. Os alunos também se sensibilizaram com os dados apresentados sobre o desperdício de alimentos e acharam oportuno o combate ao desperdício.

REFORMA DA COZINHA

O espaço físico da cozinha do Restaurante será ampliado visando um melhor fluxograma de produção. A reforma inclui ainda a aquisição de novos equipamentos que propiciam a oferta de um cardápio mais variado e de melhor qualidade. Dois fornos combinados serão adquiridos, o que possibilitará o preparo de assados de forma rápida e sem a perca de água, o que aumenta o rendimento e melhora o aspecto da comida. Novas câmeras frigoríficas e a ampliação das atuais também são metas da reforma, aumentando assim a capacidade de armazenamento. Além dessas mudanças, o refeitório será climatizado, proporcionando um maior conforto para os usuários do Restaurante.

O pró-reitor diz que esta reforma acompanha o processo de modernização da UFPI. Ele afirma que em quase 30 anos de existência, o Restaurante nunca havia passado por uma reforma desta magnitude. ?A administração superior deseja oferecer serviços de qualidade aos estudantes, servidores e professores. Esse é o motivo de estarmos trabalhando sem cessar, para oferecer o que há de melhor à nossa comunidade?.

Iane Carolina