UFPI aperfeiçoa 200 professores de Matemática

26/07/2006 11:10

Durante toda esta semana ocorre no Auditório Prof. "Afonso Sena", localizado no SG-03 do CCN, o curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio oferecido pelo Departamento de Matemática da UFPI em parceria com o Projeto FNDCT/FINEP-PAPMEM. Este treinamento visa somar conhecimentos na área metodológica à professores que atuem nesta área de ensino.

O curso que teve início no dia 24 deste mês, conta com a participação de 200 pessoas oriundas de Teresina e de várias cidades do interior do Estado. "Recebemos algo em torno de 300 pedidos de inscrição mas só podemos oficializar essas 200. Temos gente aqui de Guaribas, Gilbués, Jerumenha, Piripiri, Pedro II, Floriano, Parnaíba e até de Balsas, no Maranhão. Ao todo, nosso evento atraiu professores de cerca de 20 localidades diferentes", explica o Professor Doutor Gilvan Lima de Oliveira, organizador do evento.

A capacitação de profissionais já está no seu quarto ano, acontecendo sempre nas ultimas semanas dos meses de janeiro e julho e tem por objetivo auxiliar os professores de ensino médio no exercício de suas competências em sala de aula. "No ato da confirmação da inscrição, o professor recebeu um livro que contem todo o assunto abordado nesta fase escolar explicado através de uma metodologia inovadora que visa facilitar o ensino. Isso é especialmente interessante para os profissionais que atuam no interior e que as vezes encontram dificuldades de acesso à bibliografia especializada", afirma o coordenador.

Durante as manhãs em que acontecerá o curso serão realizadas video-aulas do professor Morgado (grande ícone da matemática nacional), transmitidas diretamente do Instituto de Matemática Pura e Aplicada do Estado do Rio de Janeiro ao vivo pela internet. Já as tardes serão destinadas à resolução de problemas com os monitores propostos durante as aulas.

Atualmente, este curso de aperfeiçoamento é realizado em todas as capitais da federação visando capacitação incentivada pelo Ministério de Educação e Cultura-MEC. Junto com o livro, os professores participantes receberam auxílio-deslocamento cedido pelo Departamento e também refeições cedidas pelo Restaurante Universitário da Universidade Federal do Piauí.

Para a professora Carmem Célia do Nascimento o curso está sendo muito útil para a reciclagem de conhecimento. "Apesar meu trabalho está voltado para as 3ª e 4ª séries do ensino fundamental, esse curso está me ajudando muito na trato com meu alunos e na transferência de conhecimentos matemáticos, sem falar que ainda receberemos certificado de 40h, que conta como diferencial em prova de títulos em concursos públicos " diz a professora.

Por Lívio Galeno