Restaurante Universitário: Alimentando sonhos há 30 anos

26/07/2006 08:52

Desde 1977 o Restaurante Universitário fornece almoço e jantar para os alunos que precisam permanecer mais que um turno na UFPI. Completando 30 anos em fevereiro, o RU (assim chamado pelos estudantes) oferece muito mais que uma bandeja de alimentos de uma dieta nutritiva e devidamente balanceada, o RU contribui para a realização de um dos maiores sonhos de um jovem: cursar uma universidade.

O Restaurante Universitário serve almoço de segunda a sábado entre 11h e 13h45. O jantar é servido de segunda à sexta das 17h às 19h. Segundo a coordenadora do RU, Jaudimar Vieira, o cardápio varia durante a semana, mas a regra é sempre proporcionar uma dieta rica em proteínas, fibras, carboidratos, e vitaminas. O bandejão normalmente leva arroz, feijão, salada crua ou cozida, carnes bovina, suína, peixe ou ave e uma fruta de sobremesa, tendo ainda ocasionalmente doces. ?Procuramos proporcionar uma refeição simples, mas que proporcione elementos nutricionais importantes para as atividades do corpo? - ressalta Jaudimar.

Atualmente o RU serve mais de duas mil refeições diárias para alunos da universidade e do Colégio Agrícola de Teresina, servidores e professores.  Os valores cobrados são significativos, representando apenas 21,5% das despesas do Restaurante. Os estudantes pagam apenas R$0,80 (oitenta centavos) para almoçar no RU, professores e servidores pagam uma taxa de R$1,25.

Além do baixo preço cobrado pelo bandejão, a Universidade ainda dispõe gratuitamente refeições para estudantes do Colégio Agrícola, moradores da Residência Universitária e alunos integrantes do Programa Bolsa Alimentação, parcela que representa 41% dos usuários. Nos domingos e feriados, o RU envia os gêneros alimentícios para a Residência Universitária e para o CAT para os próprios estudantes preparem as suas refeições. ?Durante os dias de inatividade do RU, os alunos recebem no CAT e na Residência Universitária os alimentos para que eles mesmos preparem e assim, não deixem de realizar suas refeições? ? completa a coordenadora.

A orientação Nutricional também é uma bandeira que a administração do Restaurante levanta. Os profissionais envolvidos no trabalho nutricional procuram exercer atividades educativas, como cartazes e panfletos, para conscientizar a comunidade universitária a melhorar os hábitos alimentares e assim ampliar a qualidade de vida. A orientação nutricional também pode ser feita de forma individualizada. O Restaurante dispõe de nutricionistas para os alunos, servidores e professores que desejem realizar um acompanhamento nutricional. Os interessados podem adquirir o serviço agendando a consulta na secretaria do RU.

PROJETOS

A administração superior tem vários projetos para a melhoria do Restaurante e o melhor atendimento à comunidade universitária. A principal meta é modernizar a cozinha central do Restaurante Universitário para aumentar a capacidade de produção, podendo assim, atender a 4 mil pessoas por dia. Isso será possível através da reforma de instalações físicas, aquisição de equipamentos novos e de novas câmera frigoríficas, modernização do setor de higienização de bandejas e talheres, implantação de uma central de distribuição de refeições prontos para 2 refeitórios periféricos, climatização do refeitório central e implantação de um refeitório no espaço de convivência da Biblioteca com capacidade para até mil refeições. Além dessas melhorias, a administração pretende reformar o refeitório do Colégio Agrícola e assim oferecer atendimento a toda a comunidade do CCA.

Iane Carolina