Conexões de Saberes: A UFPI perto das comunidades

25/07/2006 08:14

A UFPI, através da Pró-Reitoria de Extensão, está desenvolvendo o programa Conexões de Saberes que beneficia 25 alunos de origem popular da instituição. Cada jovem recebe mensalmente uma bolsa de R$ 300,00 (trezentos reais) durante 11 meses e participa de várias atividades através de uma rede de articulação sociopolítica e pedagógica, dentro e fora da universidade proporcionando troca de saberes, experiências e demandas entre essas duas partes. Desta forma possibilitará que as responsabilidades políticas e sociais da UFPI sejam evidenciadas através de propostas que priorizem a democratização do ensino e da universidade.

O Programa de iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD-MEC) em parceria com o Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, já existe em 31 universidades públicas federais, incluindo a UFPI, e tem como principal objetivo investir ativamente em uma política de extensão que venha a garantir a permanência com qualidade dos alunos oriundos de camadas populares nos cursos graduação e a participação protagonista desse estudante na vida universitária.

No momento, os bolsistas estão fazendo um levantamento do perfil sócio-econômico dos estudantes da UFPI através da aplicação de questionário, o que facilitará à administração superior avaliar e criar programas específicos para a comunidade universitária de acordo com as necessidades apontadas pelo estudo.

Cursos e oficinas estão previstos no programa com o objetivo de possibilitar aos bolsistas subsídios teóricos e ferramentas compatíveis com o desempenho de suas funções. Além disso, os estudantes receberão orientação de professores na área de produção de textos para que, possam relatar as suas experiências e dificuldades que cada um passou antes de ingressar na universidade e divulga-las através da publicação do livro ?Caminhada Escolar de Jovens de Origem Popular?, lançados ao final do programa.

Uma das coordenadoras local, professora Cecília Resende de Carvalho, fala que através desse Programa a Pró-Reitoria de Extensão, além de estar dando melhor condição para o aluno permanecer no curso de graduação, através da oferta da bolsa de estudo, oferece um conjunto de atividades que contribuem para uma formação científica-política dos jovens universitários de origem popular como pesquisadores e extensionistas. Ela afirma que o Conexões de Saberes é um projeto acadêmico de fundamental importância para estabelecer uma maior articulação entre a universidade e a sociedade. É a UFPI rompendo as barreiras físicas!? ? conclui.

No dia 31 de julho, estarão na UFPI, o Coordenador Nacional do Programa, Prof. Dr. Jailson de Souza Silva, o Secretário Executivo do MEC Prof. Dr. Francisco Potiguara Cavalcante Júnior, que reunidos com o Reitor Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Junior, Pró-Reitor de Extensão Prof. Antonio Aderson dos Reis Filho, coordenadoras locais e bolsistas farão uma discussão sobre o andamento do programa

Maiores Informações:  3237 1225 / 3215 5809

Iane Carolina