UFPI concede aumente nas bolsas de incentivo à pesquisa

10/07/2006 13:43

reitor_cnpq.jpgAproveitando a oportunidade da divulgação da relação dos alunos agraciados com bolsas de incentivo a pesquisa do PIBIC, o reitor da Universidade Federal do Piauí - UFPI, Prof. Dr. Luiz Sousa Santos Júnior, garante aumento do incentivo cedido aos pesquisadores selecionados pela instituição. Ao todo são 100 alunos que recebem auxílio em dinheiro para dá continuidade aos seus estudos.

A partir do mês de ..., a UFPI passará a conceder bolsa de 225 reais (que era de 150 reais) para as suas aposta na pesquisa cientifica. " fala do reitor" Afirma o reitor.

Já o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, trouxe como inovação para o período de 2006/2007 a oferta de mais 13 bolsas de incentivo aos alunos da instituição desejosos de ingressar no mundo da pesquisa. Com isso o número de alunos agraciados chega a 100, igualando-se ao número de oportunidades oferecidas pela UFPI.

Para a diretora da Coordenadoria de Informação em Ciência e Tecnologia da Universidade, Prf. ª Dra. Nadir Nogueira, a decisão da reitoria veio a calhar, já que existe grande demanda que não era assistida pelos projetos de iniciação cientifica. "Podemos perceber que a procura por esses programas vem crescendo a cada ano e torna-se necessário responder à altura. E a UFPI trabalha pra isso. De acordo com nossas possibilidades, estamos sempre disponibilizando mais bolsas e tentando melhorar. Prova disso é o aumento no valor cedido ao aluno/pesquisador" defende a diretora.

Esses projetos têm por objetivo descobrir e valorizar o potencial científico dos alunos interessados e, consequentemente, inseri-los mais rapidamente em um curso de Pós-Graduação. "É nítido como esses incentivos motivam os alunos a realizar cursos de titulação o quanto antes. Sem falar que os agraciados começam a ter um contato mais direto com vários termos e macetes exigidos na pesquisa, o que dinamiza o processo de conclusão de uma Pós" afirma professora Nadir.

Para Thiago Meneses, aluno do curso de Comunicação Social da UFPI e selecionado para receber uma das bolsas, a oportunidade que lhe foi cedida é valiosa. "Sempre fui interessado na pesquisa, e como ela pode me ajudar a crescer como profissional. Fui convidado por um professor a participar de um grupo de análise de como a mídia trata do assunto Saúde. Hoje, já estamos iniciando a segunda fase do projeto e vejo isso apenas como um início de uma futura Pós Graduação" garante o novo pesquisador da CNPq.

Por Lívio Galeno