UFPI consegue financiamento para novo laboratório

10/07/2006 09:10

A Universidade Federal do Piauí conseguiu financiamento junto a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)  para compra de um equipamento de Ressonância Magnética Nuclear, orçado em R$ 1.001.000,00 (um milhão e mil reais), e implatação de um laboratório multiusuário (LMRMN). O projeto está A UFPI estará encarregada pela construção da estrutura física do laboratório, ainda sem previsão de início.

O laboratório fará análises para determinação de estruturas de substâncias químicas, sobretudo de  materiais orgânicos. Na universidade, ele será utilizado especialmente em plantas, biodiesel e medicamentos. Segundo a professora pesquisadora Mariana Chaves, do mestrado em Química, o laboratório terá grande contribuição para consolidação do Mestrado em Química e  futura implantação do Doutorado, como também para o projeto de implantação do mestrado em Ciências Biológicas do Núcleo de Pesquisa em Plantas Medicinais, em fase de avaliação pela Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. "Outros programas de pós-graduação também serão beneficiados, como Ciência Animal (mestrado e doutorado) e Ciências da Saúde (mestrado)", diz a professora.

No nordeste, apenas Sergipe, Maranhão e o Piauí não dispunham desta tecnologia. "Agora, a universidade não precisará recorrer a laboratórios de ressonância magnética nuclear em outros estados, o que tornava moroso o andamento de pesquisas na universidade. Ficávamos na dependência do Ceará, Minas Gerais, entre outros", comenta Mariana Chaves. Quando implantado, o laboratório da UFPI poderá também fazer análise para instituições como o CEFET e a UESPI, assim como prestação de serviço para empresas privadas do Estado.

CoordCom