UFPI assina convênio com o IBAMA

29/06/2006 12:27

A Universidade Federal do Piauí assinou na manhã desta quinta-feira (29) um convênio com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e o Governo do Estado do Piauí. A parceria foi assinada na sede do IBAMA e tem como objetivo geral a triagem, atendimento clínico-cirúrgico, reabilitação, readaptação e soltura ou reintrodução dos animais silvestres recolhidos e apreendidos pelo Instituto.

?Hoje temos recursos humanos e uma boa infra-estrutura. Com este convênio poderemos fazer nosso papel de Ensino, Pesquisa e Extensão, e assim, poderemos capacitar nossos alunos e dar nossa contribuição para o Estado?, destaca o reitor da UFPI, professor Luiz Santos Junior.

Na oportunidade foi inaugurado o Centro de Triagem de Animais Silvestres - CETAS, o primeiro do Brasil de uma série de 23 que serão inaugurados em todo o país. O centro funcionará na sede do IBAMA e será coordenado por uma equipe de profissionais treinados, entre biólogos e veterinários. O CETAS irá suprir uma necessidade dos servidores do Instituto que trabalham com a fauna e não possuíam instalações adequadas para abrigar os animais.  Dependendo do grau de enfermidade, o animal será encaminhado para tratamento na Universidade.

Para o estudante de veterinária, Marcus Antônio Vieira Filho, o convênio será importante para ampliar os conhecimentos dos alunos na área. ?Agora teremos a oportunidade de estudar os animais in loco. Antes tínhamos dificuldade de estudar animais silvestres no curso por não ter instalações adequadas para abrigá-los?, afirma o acadêmico que estava presente à solenidade.

Por João Bem