UFPI aprova novo teste de aptidão para o Curso de Artes

23/06/2006 20:40

A Universidade Federal do Piauí­ aprovou no dia 7 de junho um novo teste de aptidão para o curso de Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas e Música. O teste de habilidades específicas vai exigir que cada candidato, antes de realizar as provas do PSIU, seja submetido a uma prova escrita sobre História da Arte, duas provas práticas e uma entrevista de cunho sócio-cultural. Além destas mudanças, este teste, que antes servia apenas como uma pré-seleção dos candidatos, agora terá peso 6 na contagem de pontos do PSIU, equivalente ao peso das provas de Português, História e Geografia.

O curso de Habilitação em Artes Plásticas terá a prova escrita abordando a Arte Pré-Histórica (paleolí­tico e neolí­tico), Arte Antiga (egí­pcia, grega e romana), Arte Medieval (romântica, bizantina e gótica), Renascimento, Barroco, Rococó, Neoclássico, Romantismo, Arte Moderna (impressionismo e cubismo), Arte Contemporânea e suas tendências (instalação, hapenning, body art, etc) e Arte e as Novas Tecnologias. Na prova prática, o aluno que fará o teste para Habilitação em Artes Plásticas deverá expor seus conhecimentos sobre técnicas de desenho e observação, desenho criativo de imaginação, recorte e colagem.

Os que desejam fazer o teste para Habilitação em Música, para a prova escrita, terão de ter conhecimentos sobre noções elementares gerais, notas cromáticas, valores rí­tmicos, intervalos, escalas, compasso, andamento, dinâmica e expressão, e acordes. Na prova prática de Habilitação em Música o aluno será submetido a um teste auditivo, onde deverá distinguir notas, acordes, intervalos e escalas e tocar três peças de autores de períodos e estilos diferentes, escolhidas de um repertório erudito internacional ou popular.

O professor Dr. Vladimir Silva, chefe do Departamento de Artes, afirma que a proposta de um novo teste foi votada e aprovada por unanimidade em assembléia por todos os professores do Departamento e, em seguida, aprovada pelo Conselho Universitário. Ele fala que a idéia surgiu da necessidade de selecionar mais criteriosamente os alunos de Artes. O professor Vladimir explica que há muitos alunos entrando para o curso sem ter uma noção prévia de qualquer instrumento, o que desvirtua o verdadeiro papel do curso superior em Artes. "Nós temos professores Mestres e Doutores ensinando os alunos a aprenderem a tocar violão. Na Universidade, ensinamos técnicas em outro nível. O ensino inicial deve ser feito nas escolas especializadas nisso", explica Vladimir.

O professor afirma que este novo teste só tem a proporcionar melhorias no âmbito artí­stico do estado, tanto no que diz respeito ao ensino, quanto no mercado de trabalho. Para ele, a partir desta nova cobrança, haverá um interesse maior por parte das escolas em contratar profissionais formados que ensinem teoria e técnica, trará alunos mais qualificados para a Universidade, ofertará graduados mais capacitados e, conseqüentemente, músicos e artistas plásticos mais aperfeiçoados. "O estudantes que vamos receber e os profissionais que vamos formar terão um conhecimento mais aprimorado e contribuirão mais com o quadro artí­stico do estado".

O professor enfatiza que a prova de teoria vai estimular os candidatos a terem mais leitura pela História da Arte, visto que a maior parte dos que se interessam pelo assunto não se dispõem muito a procurar conhecimentos sobre o processo histórico-evolutivo da Arte. "Infelizmente os alunos que se interessam pelo curso não procuram ler a respeito da Arte, o fazem na Universidade por causa das disciplinas. Essa nova prova vai estimular a leitura dos alunos e despertar o interesse tão fascinante que é a História da Arte", conclui Vladimir.

O novo teste de aptidão já entra em vigor para o PSIU 2007 e as inscrições estarão abertas do dia 21 a 31 de Agosto no Departamento de Educação Artística (CCE), nos horário de 9h às 11h30 e 15h às 17h30. No ato de inscrição, o candidato deverá apresentar a carteira de identidade para preencher a ficha.

Confira o regulamento do processo.

Iane Carolina