UFPI realiza pesquisa na localidade Parque Universitário

22/06/2006 11:03

O Departamento de Enfermagem, através da disciplina Saúde Ambiental, realizará nesta sexta-feira, 23 de junho às 16h, uma pesquisa na localidade Parque Universitário. A atividade além de aproximar os alunos da comunidade, prevê a realização de cerca de 150 visitas para levantamento de dados sócio-ambientais do local.

A coordenadora da atividade, professora pesquisadora Livramento Figueiredo, afirma que o objetivo é fazer com que os alunos reflitam sobre as influências das questões ambientais na saúde humana. Para isso eles irão avaliar a influência dos fatores ambientais na transmissão de doenças, em especial a dengue.

?Além de ser uma atividade extramuros da universidade, é uma forma da UFPI ser parceira do município no combate à dengue?, diz Livramento Figueiredo. A professora lembra que somente na capital foram constatados cinco casos fatais de dengue hemorrágica, o que requer providências urgentes do poder público e da sociedade.

Ela lembra que o alastramento da doença ainda é decorrente principalmente da falta de informação da população. O trabalho dará atenção especial para a comunidade Parque Universitário porque ela é uma invasão recente que ainda não possui equipes do Programa Saúde da Família atendendo o local.

A pesquisa será realizada por 33 alunos do curso de Enfermagem que irão trabalhar em duplas, fazendo 10 visitas cada. Eles farão entrevistas com os moradores do local, além de distribuição de folderes educativos, hipoclorito de sódio para tratamento da água e sais de reidratação caso seja constatado casos de desidratação na comunidade.

Segundo a professora Livramento, com os dados coletados serão feitos relatórios. A análise desses dados servirá tanto pra uma ação do poder público mais direcionada à comunidade, como também para a elaboração de publicações sobre o assunto.

Informações: Livramento Figueiredo - 99815078.

Por Mariana Gonçalves