Reitor promove Expansão Universitária em Bom Jesus e Picos

21/06/2006 17:05

O reitor da Universidade Federal do Piauí, professor Luiz Santos Junior, esteve nos dias 19 e 20 de Junho nas cidades de Bom Jesus e Picos, respectivamente, para o lançamento da pedra fundamental do início das obras para a expansão dos dois núcleos. A partir de então já foram autorizadas as obras para a construção de salas e laboratórios que abrigarão os 19 novos cursos implantados com o projeto de expansão universitária e, assim, Picos e Bom Jesus finalmente terão dois campus universitários reconhecidos pelo MEC.

Para o 2° período deste ano já haverá vestibular para os dois campus. Em Picos, já começam a funcionar a partir de próximo semestre os cursos de Administração, Enfermagem e Licenciatura em Ciências Biológicas. No próximo ano serão abertas vagas para os cursos de Sistemas de Informação, Nutrição, Licenciatura Plena em Matemática e Licenciatura Plena em História. Em Bom Jesus, os cursos de Engenharia Agronômica, Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Engenharia Florestal e Zootecnia já têm início no próximo período. Fica para o próximo ano apenas o curso de Medicina Veterinária.

O diretor do Colégio Agrícola de Bom Jesus e o diretor do Campus de Picos consideram o feito com um marco histórico para os dois municípios e o Estado. Agradecendo o emprenho e dedicação em expandir o ensino superior no Piauí, o professor Raimundo Falcão Neto, diretor do Colégio Agrícola de Bom Jesus, disse ver a transformação do município a partir desta data. ?A história de Bom Jesus é dividida entre o antes e o depois da Expansão Universitária. A partir de agora, seremos um pólo de conhecimento no Estado? - declara o professor Raimundo Falcão.

O professor Luiz Santos Junior, reitor da UFPI, agradeceu a todos os professores, funcionários e alunos que se dedicaram no árduo trabalho para conseguir realizar a expansão. Luiz Junior admite que o trabalho todo foi feito em conjunto e que todos trabalharam diuturnamente para que o projeto fosse enviado ao MEC no prazo estabelecido. ?Uma universidade só pode crescer através de projetos. Temos uma equipe formada para que seja possível competir com projetos e trazer recursos para a expansão da nossa Universidade. Tenho o imenso prazer de agradecer a todos que se empenharam por esta causa e que estão na incessante luta pela UFPI?.

O professor Luiz Junior voltou a garantir o apoio à pesquisa e à assistência aos estudantes. Afirmou que a Universidade custeará as publicações de pesquisa para facilitar a divulgação dos trabalhos realizados pelos professores. Garantiu ainda todo o auxílio aos alunos de baixa renda e assegurou a construção de uma residência universitária nos campi do interior. ?Não podemos deixar que os estudantes abandonem o estudo por falta de condições financeiras. Cortar a educação é cortar a própria carne do estudante. Vamos dar condições para que nossos alunos se formem e, assim, cumprir o nosso dever com a sociedade?.

Iane Carolina