Brasil Brasil Acesso

Notícias

Odontologia da UFPI mantém programa para gestante

16/06/2006 12:07

As mulheres gestantes e as crianças de 0 a 3 anos de idade recebem atenção especial através do Programa Preventivo para Gestantes e bebês ? PPGB, viabilizado pela Coordenadoria de Programas e Projetos de Extensão - CPPEX, da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Piauí, realizado pelos professores a alunos estagiários do curso de Odontologia da UFPI. Desde 1997, o programa vem funcionando continuamente no Instituto de Perinatologia Social do Piauí-IPSP, nas manhãs de 7:30 às 12 horas.

O PPGB é desenvolvido em três etapas: na primeira etapa são realizadas palestras educativas às gestantes pelos alunos voluntários do curso Odontologia; na segunda etapa há o atendimento das gestantes no consultório odontológico instalado no IPSP e é realizado por alunos do ultimo período do curso de odontologia, sob o sistema de rodízio e supervisão dos docentes do curso; e na terceira etapa há o atendimento educativo ? preventivo das crianças, também realizado por alunos voluntários de odontologia.

O programa procura sensibilizar as mulheres gestantes para a importância do pré-natal odontológico e do pré-natal médico e que estes assumem relevância no desenvolvimento da saúde tanto da mãe quanto da criança, desmistificando as crendices a cerca do tratamento odontológico durante o período da gravidez. Aponta ainda para a motivação das mães em seu papel de sujeito responsável pela saúde de seus filhos, na medida que introduzem os hábitos saudáveis e evitam hábitos deletérios à saúde.

O programa ainda contribuí para a produção cientifica dos professores do curso de Odontologia da UFPI que já publicaram vários trabalhos nesta área, há exemplo: ?Avaliação da eficácia de métodos de higiene bucal em bebês?, ?Apresentação do Programa Preventivo para Gestantes e Bebês?, artigos publicados no Jornal Brasileiro de Odontopediatria e Odontologia do bebê, além de outros que aguardam publicação.

A Professora Lúcia de Fátima Almeida de Deus Moura defendeu a sua tese de Doutorado na Universidade de Brasília avaliando a saúde bucal de crianças que freqüentaram o PPGB. A professora apresentou resultados demonstrativos que essas crianças apresentam índices menores das doenças periodontal e cárie dentária, quando comparadas com os dados nacionais publicados pelo Ministério da Saúde.
 
Sob a supervisão das professoras Doutoras em Odontopediatria, Lúcia de Fátima Almeida de Deus Moura e Marcoeli Silva de Moura, o PPGB conta com a colaboração das professoras, Doutora em Endodontia, Josilda Floriano Melo Martins; Mestre em dentística, Maricel Pires Ribeiro Gonçalves; Especialista em Periodontia, Maria das Graças Sales Leão; Doutora em dentística, Regina Ferraz Mendes, Mestre em odontopediatria, Teresinha Soares Pereira Lopes e o professor Doutor em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Walter Leal de Moura.

Por Jackelline Carvalho

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.