Aula inaugural da Universidade Aberta do Brasil é adiada

13/06/2006 12:05

Foi adiada para o dia 30 de junho, às 10 horas, a aula inaugural do curso de Administração a distância da Universidade Aberta do Brasil. O curso é uma experiência-piloto, realizada em parceria com o Banco do Brasil, que envolve um consórcio de universidades públicas federais e estaduais de dezoito estados e do Distrito Federal. A meta é atender a 9,5 mil alunos que teriam chances menores de estudar nessas instituições pelo processo tradicional de seleção.

Quinze instituições já divulgaram a lista dos selecionados, que pode ser vista na página eletrônica da Universidade Federal de Santa Catarina . A instituição catarinense divulgou nesta terça-feira, 13, a data de matrícula para os candidatos classificados. Ela será realizada no dia 21 deste mês, das 14h00 às 21h30, e no dia 22, das 8h00 às 12h00, no respectivo pólo de classificação.

O curso terá duração de quatro anos e uma metodologia de estudo que combina material impresso, áudios, vídeos, multimídia, internet, videoconferências e fóruns. O objetivo é permitir que os alunos façam uma construção autônoma e crítica do conhecimento. Cada universidade definirá os locais dos pólos regionais de apoio e a infra-estrutura para atendimento aos estudantes. Eles serão acompanhados por uma tutoria ativa que, aliada à informática, permitirá o monitoramento do desempenho e o fluxo de atividades, facilitando a identificação de dificuldades de aprendizagem.

A implantação da universidade aberta é um modelo alternativo de inclusão no ensino superior para jovens e profissionais sem muito tempo de freqüentar aulas presenciais. No próximo ano, o Ministério da Educação pretende atingir com a Universidade Aberta do Brasil aproximadamente 100 mil pessoas de todos os estados.

Fonte: Portal MEC