PIBIC da UFPI é o segundo melhor do Nordeste

12/06/2006 10:26

A Administração Superior, professores e alunos bolsistas de iniciação à pesquisa científica da UFPI estão comemorando um dos maiores feitos da história da instituição: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica ? PIBIC é o segundo melhor das Universidades Federais do Nordeste. O Programa da UFPI teve avaliação 4,53 numa escala máxima de 5,0 pontos, ficando atrás somente do programa de Sergipe e ultrapassando outras universidades tradicionais da região como a da Bahia, Ceará, Pernambuco e Paraíba.

O melhor de tudo é que a UFPI ficou à frente de outras universidades com grande tradição de pesquisa em nível nacional como a UnB, Unicamp, UFRGS (Rio Grande do Sul), UFPR (Paraná), UFV e UFMG (Minas Gerais), dentre outras. O PIBIC é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.

O reitor da UFPI, professor pesquisador Luiz Santos Júnior enfatiza que tem convicção de que os jovens iniciantes devem ser estimulados e apoiados. ?A Administração Superior não tem medido esforços para fortalecer o PIBIC dada a urgência da necessidade de titulação dos nossos jovens universitários e sua correspondente qualificação como pesquisadores?, declara o reitor.

A consolidação da iniciação científica na UFPI é conseqüência do trabalho persistente da equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Os números mostram o empenho da Administração Superior em priorizar e valorizar os professores e alunos pesquisadores. No PIBIC 2003/2004 houveram 205 projetos inscritos para 72 bolsas do CNPq e 72 bolsas próprias da UFPI. Para o período 2006/2007 são 322 projetos inscritos representando um incremento de 57%. O número de bolsas do CNPq subiu para 87 e da UFPI para 100.

Para a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora pesquisadora Maria Acelina Martins, o bom desempenho da UFPI se deve ao fato de ter uma Administração Superior focada no perfil institucional acadêmico. ?O reitor nomeou um comitê institucional gerenciador do PIBIC, constituído em sua totalidade de pesquisadores com titulação de doutor, priorizando aqueles com bolsa de produtividade", afirma Maria Acelina. Além disso, existe um comitê externo de alto nível cujo objetivo é participar do processo de seleção e avaliação do programa.

Por Eliezer Castiel Menda