Brasil Brasil Acesso

Notícias

Campanha de Medula óssea cadastrou cerca de 1300 doadores

09/06/2006 17:03

A Campanha de doação de medula óssea da Universidade Federal do Piauí, realizada nos dias 07 e 08 de junho através do Laboratório de Imunogenética e Biologia Molecular (LIBI), mobilizou a comunidade ufpiana e geral cadastrando cerca de 1.300 voluntários. A campanha contribuiu para um aumento de quase 100% do cadastro no banco de medula óssea no Estado do Piauí.

Durante os dois dias de sensibilização, o espaço externo da Biblioteca Central do Campus Ministro Petrônio Portela foi transformado em um ambiente de solidariedade, com um espaço de informações para explicar às pessoas como podem ser doadores de medula óssea e sobre a importância deste processo, além do trabalho de informação e sensibilização nos diversos centros de ensino do campus.  A comunidade universitária respondeu satisfatoriamente, integrando-se à UFPI na realização desta campanha em favor da vida.

Além disso, a campanha surtiu mais pontos positivos ao atingir à comunidade geral. Outros setores da sociedade, sensibilizados com o trabalho e cientes da importância deste, contactaram o LIBI para a possibilidade de realização de uma campanha nesses setores. Para a coordenadora do LIBI, professora pesquisadora Semírames Jamil, o grande êxito foi atingir  de forma direta, o grande público. ?É ótimo saber que as pessoas ainda estão sensibilizadas e que a campanha conseguiu entrar nos diversos setores da sociedade?, comenta.

Com a oportunidade de expandir a campanha, a universidade acredita que estará contribuindo para diminuir a problemática da compatibilidade e, conseqüentemente, o amplo espaço que dificulta a chances de se encontrar um doador compatível. ?A mistura racial no Brasil é muito grande o que dificulta a identificação de um doador ideal?, afirma Semírames. Por isso a existência de um número maior de pessoas interessadas em doar medula óssea facilita a busca por um tipo compatível e quanto mais voluntários cadastrados nos bancos de doadores, maior será a possibilidade de se encontrar um doador que possa salvar a vida de um doente.

Os interessados em fazer o cadastro no banco de medula óssea que não tiveram a oportunidade de fazê-lo durante a campanha, poderão dirigir-se ao posto permanente no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí (Hemopi), localizado na Rua 1º de Maio, 235 - Centro/ Sul, próximo ao Hospital Getúlio Vargas. 

Por Jackelline Carvalho

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.