Reitor ganha título de cidadão Parnaibano

07/06/2006 18:45

ExpansaoO reitor da UFPI, professor pesquisador Luiz Santos Júnior, recebeu na noite desta terça-feira, 6 de junho, o título de Cidadão Parnaibano. O título que foi entregue no campus Ministro Reis Veloso durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental das obras para o projeto de Expansão, foi concedido pelos inúmeros serviços prestados à cidade.

No evento foi assinado, também, o contrato para o início das obras de expansão do espaço físico da Universidade. Nesta quarta-feira (7), já começaram a ser construídas salas e laboratórios para abrigar os sete cursos que a UFPI vai instituir até 2007. No segundo semestre deste ano, haverá vestibular para os cursos de Engenharia de pesca, Turismo e Biologia do campus de Parnaíba.

Duarte Baluz, diretor do Campus Ministro Reis Veloso, agradeceu imensamente à dedicação e a preocupação do professor Luiz Júnior em expandir o ensino público, gratuito e de qualidade. ?Nós, parnaibanos, agradecemos pela eterna dedicação e preocupação do reitor em garantir para as comunidades o que há de melhor: educação?, disse o diretor.

O prefeito de Parnaíba, José Hamilton, disse que o ensino superior tem o papel muito importante numa cidade, pois ela pode formar profissionais, gerar conhecimento e qualificar a população. Com isso, o prefeito, ao oferecer total apoio e aberturas a parcerias, afirmou que a UFPI é a principal via de desenvolvimento da região. ?A meta de qualquer gestão municipal, estadual ou federal é a geração de emprego e renda, mas é preciso criar os mecanismos para tal e a Universidade e sua expansão nos possibilita isso. Vamos fazer de Parnaíba uma referência em educação e turismo no Nordeste?, declara.

O reitor Luiz Júnior diz que se sente satisfeito pela UFPI ter conseguido aprovar o maior projeto das 42 universidades federais em todo o país, não só pelos 20 milhões destinados à instalação de novos cursos, mas pela contratação de mais 100 professores e 50 funcionários. O reitor, que sempre levanta a bandeira da pesquisa em sua administração, estimulou os professores a pesquisarem, garantindo-lhes total apoio. ?Pesquisem, façam projetos, publiquem trabalhos, para que não só a Universidade possa conseguir mais recursos, mas para que a UFPI possa divulgar o excelente trabalho que os nossos alunos e professores produzem?.

Iane Carolina